As áreas geográficas onde as pessoas vivem por mais tempo - e pistas sobre o porquê

Mesmo que o Vale do Silício e cientistas de todo o mundo tentem decifrar o código para viver mais e envelhecer melhor, as melhores maneiras de aumentar a saúde e prolongar a longevidade permanecem decididamente de baixa tecnologia. Membro da National Geographic e autor de best-sellers do NYT Dan Buettner estudou os hotspots de longevidade - os lugares onde as pessoas vivem mais saudáveis ​​por mais tempo - em todo o mundo. Com uma bolsa do National Institute on Aging, ele (e uma equipe de cientistas e demógrafos) começou, como ele diz, a fazer engenharia reversa da longevidade. Eles estabeleceram métodos para desvendar o que poderia explicar a longa vida útil nesses lugares – descobriu-se que havia cinco deles, agora conhecidos como áreas de Zona Azul. Os denominadores comuns, ou lições de vida que Buettner coletou deles, são destilados em seus livros (ver As zonas azuis para começar)—e aqui ele compartilha as lições mais importantes para todos nós.

(Fique atento, pois planejamos pegar Buettner - ele também é um ciclista ávido que gosta de andar e conversar - para uma entrevista de acompanhamento no As zonas azuis da felicidade . Porque quando vivermos mais, gostaríamos de ser mais felizes também, obrigado.)

Perguntas e respostas com Dan Buettner

Q

Quais são as cinco Zonas Azuis e o que as pessoas estão fazendo nelas de tão diferente?

UMA

Sardenha, Itália

Na ilha da Sardenha, você encontra os homens mais longevos do mundo. O fenômeno da longevidade aqui está concentrado principalmente entre os pastores, que normalmente comem uma variação da dieta mediterrânea que é muito rica em feijão, pão de fermento e um tipo especial de vinho chamado cannonau, que contém mais flavonóides do que a maioria dos vinhos.

Okinawa, Japão

Essas ilhas abrigam as mulheres mais longevas do mundo. Sua dieta também é baseada principalmente em plantas e rica em tofu, melão amargo e açafrão. O que se destaca em Okinawa são as noções de ikigai (ser imbuído de um senso de propósito) e bonito (uma rede social forte).

Nicoya, Costa Rica

A menor taxa de mortalidade na meia-idade está na península de Nicoya – o que significa que essas pessoas têm a melhor chance de viver até uma idade saudável de 90 anos. O povo de Nicoya consome o que considero ser a melhor dieta que a espécie humana já teve, dominada por três alimentos: tortilhas de milho, feijão preto e abóbora, complementados com frutas tropicais, durante todo o ano. É barato, é delicioso, é rico em carboidratos complexos, tem todos os aminoácidos necessários para o sustento humano, é sustentável para a terra e não esgota o solo nem envolve o abate de animais (ambos são problemáticos para o meio ambiente).

Loma Linda, Califórnia

Estamos descobrindo cada vez mais que essas zonas não são tanto lugares, mas sim estilos de vida. Em Loma Linda, o estilo de vida da Zona Azul pertence aos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que são os americanos mais longevos. Eles tomam sua dieta da Bíblia, que, novamente, é baseada em plantas (ou seja, todas as plantas que dão sementes e todas as árvores que dão frutos) e tipicamente vegetarianas. Os adventistas tendem a sair com outros adventistas, e a saúde é um valor fundamental para eles - eles não tendem a fumar ou beber e valorizam a religião e os relacionamentos.

Icaria, Grécia

Em Ikaria, as pessoas vivem cerca de oito anos a mais do que o americano médio com quase nenhuma demência. Então eles estão vivendo muito tempo e se mantendo afiados até o fim. Eles comem a forma mais pura da dieta mediterrânea (legumes e frutas, grãos integrais, feijão, azeite). Eles também bebem muitos chás de ervas com sálvia, orégano e alecrim. O que é mais interessante sobre a dieta deles, porém, é que ela inclui cerca de 120 tipos de verduras que basicamente cortamos ervas daninhas nos EUA. Em Ikaria, eles cortam essas verduras com cuidado e as transformam em saladas maravilhosamente exóticas, ou assam em belas tortas. Muitas dessas verduras têm dez vezes mais antioxidantes que você encontraria no vinho. E nosso estudo descobriu que comer cerca de meia xícara de verduras cozidas por dia está associado a cerca de quatro anos extras de expectativa de vida.

O que é mais interessante sobre a dieta deles, porém, é que ela inclui cerca de 120 tipos de verduras que basicamente cortamos ervas daninhas nos EUA.

Q

Qual é o maior equívoco sobre as Zonas Azuis?

UMA

É um erro pensar que você pode ir a uma área da Zona Azul, encontrar um ingrediente lá, trazê-lo para sua casa e esfregá-lo no rosto ou comê-lo e obter os benefícios da longevidade. Não é assim que funciona. Na maioria das vezes, trata-se de um conjunto de fatores, nenhum dos quais é facilmente empacotado ou comercializado. As pessoas não devem ler sobre as áreas da Zona Azul e pensar: Ah, vou comprar beterraba, ou açafrão e batata-doce e viverei muito tempo.

Q

Você pode explicar o conjunto de fatores?

UMA

Quando as pessoas vivem muito, é porque a longevidade decorre de seus hábitos, que decorrem de ter o ambiente certo. Então, qual é o ambiente certo?

É um ambiente que ajuda você a comer uma dieta baseada em vegetais. Em todos os cinco lugares mencionados, feijão e verduras e grãos integrais e vegetais frescos são baratos e muito acessíveis. O mais importante é que essas comunidades têm receitas consagradas pelo tempo para fazer com que suas plantas tenham um sabor bom – então elas as comem. Ao contrário de nós, que vivemos em uma floresta de restaurantes de junk food, onde o que é barato e acessível são hambúrgueres, batatas fritas, pizzas e porcarias.

Nas áreas da Zona Azul, as pessoas têm um vocabulário para propósitos. Eles acordam de manhã e sabem como vão passar o dia. Eles não estão sofrendo o estresse existencial de se perguntar: Para que estou aqui? Está muito claro. Geralmente é para a família, ocasionalmente religião e, ocasionalmente, eles fazem parte de uma comunidade maior pela qual sentem responsabilidade.

Nas áreas da Zona Azul, as pessoas têm um vocabulário para propósitos. Eles acordam de manhã e sabem como vão passar o dia.

O flagelo das redes eletrônicas ainda não os destruiu – como nos destruiu. Em vez de implodir em seus dispositivos, como fazemos cada vez mais nos Estados Unidos, há uma expectativa nas áreas da Zona Azul de que as pessoas estejam conectadas socialmente. Se você não aparecer na igreja, ou se você não aparecer no festival da vila, ou as pessoas não o virem por alguns dias, você vai bater na sua porta. Mas eles também vivem em comunidades onde você está sempre esbarrando em pessoas organicamente. Você sai pela porta da frente e encontra pessoas que conhece todos os dias. Solidão tem sido associada com a redução de vários anos da expectativa de vida.

Q

A dieta parece desempenhar um papel tão importante na longevidade – como você explica as diferenças entre as Zonas Azuis, ou indivíduos?

UMA

Se você quer saber sobre a dieta de um centenário, não pode simplesmente conhecê-lo e perguntar: Então, do que você gosta? O que você comeu ontem? Me enfurece ver reportagens na mídia onde um jornalista fala com uma mulher de cento e dez anos e ela diz: Bem, eu comi três ovos e bebi um copo de uísque – e essa é a manchete! Se você quer saber o que uma pessoa de cem anos comeu para viver cem anos, você tem que saber o que comiam quando crianças, quando se casaram, quando estavam na meia-idade e quando se aposentaram.

Fizemos centenas de pesquisas dietéticas nas Zonas Azuis (você pode ver a meta-análise no livro A solução das zonas azuis ), e o que está claro é que 95 a 100 por cento de sua ingestão alimentar veio de alimentos à base de plantas pouco ou não processados. Os pilares das dietas de longevidade em todos os lugares são verduras, grãos integrais, feijões e nozes. A menos que você tenha uma alergia ou outra condição complicada, a maioria de nós deve comer essas quatro coisas todos os dias. E se você os está comendo, provavelmente está adicionando cinco anos à sua expectativa de vida.

Me enfurece ver reportagens na mídia onde algum jornalista fala com uma mulher de cento e dez anos e ela diz: ‘Bem, eu comi três ovos e bebi um copo de uísque’ – e essa é a manchete!

Nas áreas da Zona Azul onde eles comem carne, é ocasional – geralmente não mais de cinco vezes por mês (menos nos lugares com maior longevidade) e geralmente para fins comemorativos. Eles comem um peixinho – menos de duas vezes por semana, se é que comem. Eles bebem um pouco (vinho), mas nenhum refrigerante. Geralmente é água, chá e um pouco de café.

Portanto, é uma dieta relativamente baixa em proteínas e rica em carboidratos. Agora, você precisa ter cuidado ao falar sobre dietas ricas em carboidratos: os carboidratos têm uma má reputação porque pirulitos e feijões de lentilha são carboidratos – e são alimentos completamente diferentes. Nas áreas da Zona Azul, cerca de 65 a 70 por cento de sua ingestão alimentar vem de carboidratos complexos – principalmente plantas.

Q

O que mais ficou com você sobre as Zonas Azuis?

UMA

Parece haver uma relação inversa entre a quantidade de tempo que você passa em seus dispositivos e quanto tempo você vive, ou pelo menos o quão saudável você é. Eu vou dizer que estamos cada vez mais indo na direção errada na América.

Confiar no sistema de saúde é, acredito, um erro. O sistema de saúde espera que você fique doente e depois lhe vende um medicamento, um serviço ou um procedimento para deixá-lo menos doente. Se você realmente quer ficar mais saudável, lidere uma ação para tornar sua comunidade mais saudável – mude os padrões – ou mude para um lugar mais saudável. Por exemplo, veja Boulder, Colorado Santa Barbara ou San Luis Obispo na Califórnia Minneapolis, Minnesota e Portland, Oregon.

Q

Você ainda está procurando novas áreas de Zonas Azuis?

UMA

Sim, e temos alguns candidatos, mas eles estão praticamente desaparecendo. Assim que a dieta americana padrão atinge esses lugares, tudo vai para o inferno. A maioria das Zonas Azuis que encontramos não serão Zonas Azuis em uma década. Mas nós destilamos o sistema operacional, o projeto, e o salvamos. Esse plano oferece, digamos, um plano significativo para que outros lugares se tornem mais saudáveis ​​por mais tempo.

Q

Você pode falar sobre o trabalho que seu grupo está fazendo agora para criar maior longevidade em outros lugares?

UMA

A ideia para Projeto Zonas Azuis vem do princípio organizador das Zonas Azuis – que a longevidade é o produto de viver no ambiente certo. Nós basicamente assumimos que os seres humanos são geneticamente programados para comer gordura, açúcar e sal, e descansar sempre que podem. Então, em vez de tentar lutar contra essa inclinação sempre presente e forte, criamos ambientes nos quais as pessoas são estimuladas a comer mais à base de plantas (e às vezes menos em geral) e socializar mais. Nós os ajudamos a encontrar seu senso de propósito, geralmente por meio de algum tipo de trabalho voluntário. Nós os conectamos com outras pessoas que pensam da mesma forma. Nós os ajudamos a se mover naturalmente. Diz-se que o americano médio queima menos de cem calorias por dia quando se exercita. O exercício, a propósito, é uma falha absoluta de saúde pública. Funciona para algumas pessoas, mas o americano médio não se cansa disso. Apenas por viver na comunidade projetada adequadamente, porém, você pode aumentar sua atividade física nível em cerca de 30 por cento, mesmo sem perceber. E é isso que ajudamos as pessoas a fazer.

Q

Como você faz para mudar esses ambientes?

UMA

Dependendo do tamanho da cidade, temos uma equipe tão pequena quanto cinco pessoas trabalhando em tempo integral por cinco anos e tão grande quanto trinta e três pessoas fazendo o mesmo. Em cada cidade, nos organizamos em três esquadrões:

O primeiro esquadrão é o esquadrão do povo.Seu trabalho ao longo de cinco anos é alcançar 20% da população que deseja assinar um compromisso das Zonas Azuis. Isso significa que eles concordam em nos deixar ajudar a conectá-los a outras pessoas de mente saudável, aprender seu senso de propósito, ser voluntário, aprender mais sobre as Zonas Azuis e fazer um teste que lhes permita medir quanto tempo eles provavelmente viverão. É chamado de teste de Vitalidade Verdadeira (você pode fazer conectados ). Começamos as pessoas com sua linha de base atual e depois partimos - se você não pode medi-la, não pode gerenciá-la.

Chamamos nosso segundo esquadrão de time do lugar.Temos um programa de certificação Zonas Azuis para escolas, supermercados, restaurantes e locais de trabalho. Essencialmente, se eles atingirem cerca de 80% de nossa lista de vinte e poucos anos para criar um ambiente mais saudável, eles serão certificados. Em restaurantes, por exemplo, um objetivo é oferecer três entradas à base de plantas. Outra não é servir pão com manteiga automaticamente no início da refeição – os clientes podem pedir, mas não é o padrão. Você não ganha refrigerantes grátis, você tem que pagar por eles. Há uma linha de sobremesas que tem apenas cem calorias em vez de quinhentas calorias. Então você não está privando as pessoas de sobremesa, apenas eliminando oitenta por cento das calorias ruins.

Em vez de tentar combater essa inclinação sempre presente e forte, criamos ambientes nos quais as pessoas são estimuladas a comer mais à base de plantas (e às vezes menos em geral) e socializar mais.

O terceiro é o nosso esquadrão político.Trabalhamos em políticas em torno do ambiente alimentar, paisagem e construção (observando a vida ativa – como redesenhar ruas para humanos e não apenas carros), tabaco e álcool. Se uma cidade deseja a certificação da Zona Azul, ela precisa implementar cerca de oito a dez das políticas de práticas recomendadas que agregamos de todo o mundo – que é a maneira mais barata de tornar um lugar mais saudável.

Para enfatizar, a comida é importante. Digamos que você viva em um lugar, como grande parte de Iowa, por exemplo (onde criamos com sucesso comunidades de Zonas Azuis), onde as escolhas alimentares são limitadas a lugares como Dairy Queen, Casey’s, Taco Bell, Taco John’s, McDonald’s. Você pode dizer às pessoas o dia todo que elas deveriam exercer sua responsabilidade individual e fazer escolhas melhores, mas se noventa e nove das cem opções disponíveis são ruins, é realmente difícil. Assim, em nossas cidades da Zona Azul, nós os ajudamos a adotar políticas para tornar frutas e vegetais mais baratos e acessíveis, e limitamos proativamente a concentração de lugares de junk food.

Q

Você vai dar um exemplo do processo de Zonas Azuis no trabalho?

UMA

Talvez surpreendentemente, as cidades que adotaram isso melhor são mais conservadoras – lugares que muitas vezes estão dispostos a abrir mão de um pouco de desenvolvimento econômico para construir um ambiente mais saudável para seus filhos crescerem.

Se você pegar qualquer uma das ideias que mencionei – apenas pessoas, ou apenas lugares, ou apenas políticas – você não tem intensidade suficiente para produzir uma mudança. Ele realmente depende de liberar esse enxame saudável e abrangente de cutucadas e padrões no nível da cidade ou da população.

Medimos os efeitos do nosso trabalho com a Gallup. Por exemplo, fora de LA, nas três cidades de Redondo Beach, Manhattan Beach e Hermosa Beac h—vimos o IMC cair cerca de 15% em cinco anos. (Isso foi medido em relação aos controles da Califórnia – portanto, nem todas as cidades do estado conseguiram isso.) Isso significa que há 1.900 pessoas obesas a menos nesta área agora do que quando começamos. Além disso, a taxa de obesidade infantil caiu 50%.

O último grupo é a chave secreta – pessoas com mentalidade cívica, decididas a fazer a diferença, e não por dinheiro ou reconhecimento, mas porque são bons cidadãos.

Portanto, a mudança é possível e o processo está funcionando em todas as cidades para onde vamos, mas isso só acontece quando você não depende apenas de indivíduos para serem disciplinados e vigilantes. As cidades precisam querer mudar – elas se auto-selecionam e vêm até nós para serem aceitas no programa. A liderança na cidade tem que demonstrar que eles realmente querem mudanças e que trabalham bem juntos – não vamos aparecer em algum lugar, dizer que vamos fazer da escolha saudável a escolha fácil, quando secretamente a cidade é contra isso.

E quando digo liderança, quero dizer três componentes: 1) o prefeito convencional, o gerente da cidade, a configuração do conselho da cidade 2) os CEOs e a câmara de comércio (se eles não comprarem, você não faz nada ) e 3) as pessoas não eleitas que eu chamo de pessoas prontas. Tendo feito este trabalho em vinte cidades, descobri que o último grupo é a chave secreta – pessoas que têm uma mentalidade cívica, determinada a fazer a diferença, e não por dinheiro ou reconhecimento, mas porque são bons cidadãos. Envolver essas pessoas é o componente crucial.

A partir daí, apenas projetamos as escolhas das pessoas para serem mais saudáveis.

Q

Você está aceitando mais comunidades que querem ser Zonas Azuis? De onde vem o financiamento?

UMA

Se algum líder comunitário estiver interessado em trazer isso para sua comunidade, queremos falar com ele. Entre em contato via [email protected] ou nosso página de contato .

Uma vez que uma cidade está dentro, temos que encontrar uma maneira de pagar por ela. Normalmente, é o sistema hospitalar, uma fundação de saúde pública ou, cada vez mais, é a companhia de seguros – os planos Blue Cross e Blue Shield nos pagam para fazer isso.

Dan Buettner é membro da National Geographic e autor de vários best-sellers do New York Times. Seus livros incluem As zonas azuis: 9 lições para viver mais das pessoas que viveram mais Prosperar: Encontrando a Felicidade do Caminho das Zonas Azuis A solução das zonas azuis: comer e viver como as pessoas mais saudáveis ​​do mundo e As zonas azuis da felicidade: lições das pessoas mais felizes do mundo .

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