5 maneiras pelas quais as mídias sociais afetam a saúde mental das crianças (e como os pais podem ajudar!)

O recente escândalo do denunciante do Facebook em 2021 revelou que o Facebook tinha toneladas de pesquisas que plataformas de mídia social como o Instagram são tóxicas para a saúde mental de crianças e adolescentes. Os documentos do denunciante discutiram como aplicativos de compartilhamento de fotos como o Instagram podem afetar negativamente a imagem corporal e a autoestima dos adolescentes. Recentemente, o Congresso dos EUA acusou gigantes da tecnologia como o Facebook de priorizando os lucros sobre a segurança quando se trata de adolescentes e crianças.

Com recente estudos mostrando como a mídia social afeta negativamente a saúde mental, a imagem corporal e as habilidades sociais das crianças, os pais estão mais preocupados do que nunca com os sites de mídia social e o impacto do tempo de tela e da internet em seus filhos e adolescentes. Esta é a primeira geração de crianças a crescer com a internet e as redes sociais como presença constante na sua vida desde tenra idade. Muitos pais estão preocupados com a forma como crescer com a internet impactará a Geração Z e as crianças mais novas mais tarde na vida.

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Mesmo para aqueles de nós que tiveram a internet no final de nossa infância e adolescência, a mídia social não existia até o início dos anos 2000. Mesmo nos dias do MySpace, esses sites eram apenas mais uma fonte de entretenimento e comunicação. No entanto, agora as comunidades online e os relacionamentos online desempenham um papel importante na vida da maioria das crianças. Como pais, não temos experiência de infância na vida real lidando com mídias sociais, smartphones e cyberbullying, tornando difícil saber como ajudar nossos filhos.

A pandemia do COVID-19 só aumentou a quantidade de tempo que os jovens (e adultos) passam nas plataformas de mídia social, e especialistas apontaram uma correlação entre mais tempo de tela e baixa autoestima . Nosso feed de mídia social é uma enxurrada constante de acompanhar os Joneses. E por mais difícil que seja para nós, adultos, permanecermos positivos quando parece que toda a nossa lista de amigos leva vidas perfeitas, crianças e adolescentes têm muito mais dificuldade em separar uma personalidade de mídia social do mundo real.

A mídia social tem alguns aspectos positivos. Por exemplo, permite que nos comuniquemos e nos vejamos, se não cara a cara, pelo menos em uma tela, e pode ser uma ferramenta valiosa para divulgação, construção de comunidade e interação social; no entanto, seu uso deve ser moderado e gerenciado de forma saudável.

Como pais, pode ser um desafio saber onde procurar ajuda, então neste artigo, dividimos cinco maneiras diferentes pelas quais as mídias sociais afetam a saúde de nossos filhos e maneiras de ajudar.

1. Mídia Social Causa Baixa Auto-Estima

Baixa auto-estima nas redes sociais

Os efeitos das mídias sociais e a autoestima são provavelmente a área mais amplamente documentada sobre mídias sociais e problemas de saúde mental. Percorrer o feed do Instagram de uma pessoa comum geralmente exibe inúmeras fotos e postagens de pessoas se divertindo. As pessoas compartilham fotos de suas novas casas, postagens sobre seus filhos aparentemente perfeitos ou como eles acabaram de conseguir o emprego dos sonhos. Enquanto na superfície, a reação natural é ficar feliz por aqueles com quem nos importamos, a reação mais profunda é uma comparação imediata com o que eles têm que não temos.

Com a introdução doera das redes sociais, os adolescentes não são confrontados apenas com comparações sociais durante o dia escolar, mas em um ciclo de 24 horas. Crianças do ensino médio podem compartilhar um Snapchat de seus novos Nikes ou PS5 que ganharam de aniversário em menos tempo do que leva para contar até cinco. Além disso, aplicativos como o Snapchat, que devem desaparecer, tornam muito mais fácil para crianças e adolescentes enviar fotos negativas, intimidar e emitir pressão dos colegas, o que tem consequências negativas na autoestima de uma criança.

Como ajudar as crianças a se sentirem mais confiantes

Para ajudar seu filho que pode estar lidando com baixa autoestima devido à pressão dos colegas ou mídia social, mantenha uma política de portas abertas com seu filho. Deixe-os saber que podem falar com você a qualquer momento sobre qualquer coisa e, quando o fizerem, não fique com raiva se eles lhe disserem algo perturbador. Atacar seu filho por um erro cometido só servirá para afastá-lo e aumentar a probabilidade de ocultar informações importantes na próxima vez.

Se eles vierem até você com algo pesado, tente reservar o julgamento e faça perguntas para aprofundar sua compreensão. Use perguntas abertas como, não tenho certeza se entendi por que você enviou esse texto, você pode me ajudar a entender melhor? ou eu não gosto que você use esses tipos de palavras, então você pode me ajudar a entender por que você as usou? Você não precisa aprovar suas ações para apoiá-los e ajudá-los em uma situação difícil.

Se você tiver dúvidas sobre seu filho ser vítima ou perpetrador de cyberbullying, confira os recursos em stopbullying.gov para mais ajuda e ideias.

Além disso, você deve desenvolver seu filho com elogios específicos, tanto quanto possível. Observe-os e o que eles fazem. Por exemplo, Ei, eu vi que você tirou o lixo sem eu pedir, muito obrigado, isso realmente me ajuda. ou noto que você está estudando muito para a prova de matemática; sua dedicação à sua escolaridade é impressionante.

Mesmo que seu filho adolescente pareça capaz de apertar todos os seus botões ao mesmo tempo, e pode parecer impossível encontrar algo positivo, mas as pequenas coisas se somam. Obrigado por lavar as mãos e vir à mesa de jantar quando pedi; Eu gosto de sentar e conversar com você no jantar.

2. Muito tempo de tela causa problemas de sono

Problemas de sono

Todos nós ouvimos os relatórios ao longo dos anos para desligue nossos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir (duas é ainda melhor!), porque a luz emitida pelos eletrônicos atrapalha nosso ritmo circadiano. Infelizmente, o mesmo é verdade para os nossos filhos. Além disso, o estresse e a ansiedade que as mídias sociais podem causar também afetam a capacidade de nossos filhos adormecerem.

A falta de sono leva a problemas de saúde adicionais e pode afetar o desempenho acadêmico, o comportamento, o apetite do seu filho, levar à depressão e ter um efeito negativo no bem-estar geral. Além disso, o cérebro em crescimento precisa dormir para se desenvolver adequadamente; a média de crianças e adolescentes precisa de 9,5 horas do sono para apoiar o desenvolvimento e a maturação.

Como ajudar as crianças a dormir melhor

A coisa mais fácil que você pode fazer é definir limites de tempo de tela, especialmente antes de dormir. Embora possa ser um desafio no início, especialmente se seu filho tiver um computador com TV em seu quarto, siga o plano e você começará a ver cada vez menos resistência após uma ou duas semanas.

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Se você nunca definiu limites para telas em sua casa, comece com uma reunião de família para discutir a nova política. Deixe claro que isso acontecerá e que não está em debate, mas também ouça e responda a quaisquer perguntas ou preocupações que seus filhos possam ter.

Boa higiene do sono envolve substituir o tempo de tela por algo relaxante. Talvez seu filho tenha uma hora de brincadeira tranquila com LEGOS, desenho ou leitura. Você pode jogar um jogo ou ler juntos, ou fazer isso quando a hora do banho acontecer.

Se necessário, use um dispositivo temporizador para desligar o Wi-Fi em sua casa em um horário especificado; dessa forma, eles não podem continuar, mesmo que tentem. Você também pode coletar todos os telefones e dispositivos em um local comum e trancá-los com uma chave.

É essencial que você dê o tom e o exemplo para seus filhos. Por exemplo, não diga a eles que não há eletrônicos e depois vá assistir TV, deixando-os sozinhos. Sim, você é o adulto e pode fazer as regras, mas um bom líder lidera pelo exemplo. Além disso, você sempre pode assistir ao seu programa favorito depois que eles adormecerem.

3. Dependência de mídia social leva a menos independência

Dependência de mídia social

O tempo de tela e o uso de mídias sociais se enquadram em atividades passivas e não estimulam o crescimento ou desenvolvimento do cérebro do seu filho. Além disso, assistir TV e aplicativos de mídia social não estimulam as crianças a se engajarem no pensamento crítico ou no aprendizado prático.

A Academia Americana de Pediatria não recomenda tempo de tela para crianças menores de dois anos, e crianças com mais de dois anos não devem ter mais de uma ou duas horas diárias. Com base em pesquisas do APA , a criança média de 8 a 12 anos nos EUA passa de quatro a seis horas por dia usando eletrônicos; os adolescentes passam de sete a nove horas por dia.

Muito tempo de tela contribui para problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e impede o desenvolvimento cognitivo geral. As crianças são aprendizes práticos e precisam de experiências que envolvam e estimulem seus cérebros.

A APA recomendou o seguinte diretrizes para crianças e tempo de tela:

  • Para crianças menores de 18 meses, evite mídia baseada em tela, exceto bate-papo por vídeo.
  • Para crianças de 18 meses a 24 meses, os pais devem escolher uma programação de alta qualidade e assistir com os filhos.
  • Para crianças de 2 a 5 anos, limite o tempo de tela a uma hora por dia de programação de alta qualidade.
  • Para crianças de 6 anos ou mais, estabeleça limites consistentes para o tempo gasto com a mídia e os tipos de mídia.

Como ajudar as crianças a serem mais independentes

Nem todo tempo de tela é terrível, e existem algumas maneiras pelas quais os pais podem usá-lo como uma experiência de aprendizado positiva e produtiva. Por exemplo, transformar o tempo de tela de uma atividade passiva para uma ativa pode estimular o cérebro de uma criança e desenvolver as habilidades de pensamento crítico que a mídia passiva suprime.

  • Assista programas juntos. Pause a TV e faça perguntas para estimular o pensamento
  • Tenha discussões pós-filme sobre o enredo, personagens, conflito e resolução
  • Encene histórias ou shows de marionetes com base em seus programas e filmes favoritos
  • Use seus programas favoritos para expandir seus interesses.
    • Se eles adoram um show de dinossauros, leve-os a um museu para ver esqueletos de dinossauros.
    • Se eles amam música, matricule-os em uma aula de dança ou música.
  • Procure jogos e aplicativos que envolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Entenda que não há problema em os adolescentes se envolverem no uso de mídia social e que a tecnologia veio para ficar. As contas de mídia social são uma maneira de os adolescentes explorarem quem são e se envolverem com os colegas.
    • Converse com seu filho sobre o comportamento dele online e o que é e o que não é apropriado para ele ver, fazer, postar e dizer.
    • Ajude seu filho ou adolescente a entender que a internet é para sempre. Tudo o que eles postarem fará parte de sua pegada digital.
    • Faça parte da rede social do seu filho para que você possa ver suas postagens quando necessário, mas não a use para espionar.
    • Instale um aplicativo de monitoramento que o alertará se algo questionável ocorrer, mas não invadirá a privacidade do seu filho adolescente

4. Medo de Perder (FOMO) De Muito Tempo Online

FOMO

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Para jovens adultos e adolescentes, o medo de perder ou FOMO é um novo estilo de ansiedade social. Parece que hoje em dia tudo é publicado nas mídias sociais: festas, eventos esportivos, viagens de compras, férias, festas do pijama, os sapatos mais novos ou compras de videogames, etc. mídia eles se sentem desconectados da vida.

Por outro lado, quando vemos todos ao redor aparentemente se divertindo, isso acende sentimentos de FOMO em nós porque nossos colegas estão experimentando algo que não somos. UMA estudo recente mostrou que entre os millennials, as três coisas que causam mais FOMO quando vistas nas mídias sociais são férias, festas e comida. Quando eles experimentaram o FOMO, isso trouxe inveja, ciúme e sintomas de depressão.

Como ajudar

É importante ajudar seu filho a entender que o aspecto aparentemente perfeito das mídias sociais não é a vida real. Peça-lhes que reflitam sobre o que publicam e compartilham; muitas pessoas escolhem apenas compartilhar traços positivos e manter os negativos em segredo; portanto, é provável que todos os seus pares tenham experiências negativas; eles simplesmente não são públicos. Peça ao seu filho para refletir sobre todos os aspectos positivos de sua vida. Se tiverem idade suficiente, podem iniciar um diário de gratidão.

Tenha discussões abertas sobre o bem-estar de seu filho e qualquer impacto que a mídia social tenha sobre ele. Discuta a importância de precisar fazer pausas de tempos em tempos. Incentive-os a desconectar e sair. O ar fresco e o exercício físico podem mitigar o impacto negativo das mídias sociais e são cruciais para a saúde mental e o bem-estar físico dos adolescentes.

5. Diminuição da atividade física

Diminuição da atividade física

Provavelmente não é surpresa que haja uma correlação direta entre mais tempo de tela e menos atividade física . Crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo online e na frente de telas e menos tempo envolvidos em brincadeiras ativas. Além disso, as pessoas tendem a comer e beber sem pensar enquanto estão sentadas em frente à TV ou jogando online, acumulando mais calorias.

Muito tempo de tela pode afetar a capacidade do seu filho de dormir, contribuindo para o ganho de peso. A obesidade e a falta de atividade física levam a uma infinidade de problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas, problemas respiratórios e depressão.

Como ajudar as crianças a se exercitarem mais

Incentive seu filho a se tornar ativo participando você mesmo. Por exemplo, vocês podem fazer uma aula de ginástica juntos ou ir à academia, fazer uma festa dançante ou fazer caminhadas. Se seu filho estiver inclinado a um esporte ou atividade específica, inscreva-o para uma temporada ou algumas aulas.

Defina limites de tempo para o tempo de tela do seu filho para incentivá-lo a ficar ativo. Mesmo que optem por passar o tempo fora da tela desenhando ou construindo LEGOs, estão ativamente engajados na construção de habilidades cognitivas, que também combatem a depressão e outros pensamentos negativos associados ao tempo na tela.

Use o tempo de tela como uma atividade ativa. Alguns jogos incentivam o movimento e a dança, e inúmeros vídeos de exercícios de dança e ioga estão disponíveis online. Se envolver noatividades físicas divertidascom o seu filho, o que dá o exemplo de que a saúde física é essencial.