Avaliando o Sistema Escolar Anual

earlygular.gifQuase 2 milhões de alunos freqüentam escolas o ano todo hoje, um aumento de 400% nos últimos 12 anos. Seus filhos serão os próximos a se despedir das longas férias de verão? Se o seu sistema escolar está quebrando, o conselho escolar pode já estar considerando a ideia. A escolaridade durante todo o ano pode reduzir a superlotação, evitando o alto custo de construção de novas escolas. Como funciona?

'O ano todo' não significa estudantes e professores famintos de férias. Na verdade, a maioria dos programas opera no calendário tradicional de 180 dias. Mas, em vez das férias de verão usuais de 3 meses, a maioria das escolas durante todo o ano tem intervalos curtos de 15 dias, ou 'intersessões', espalhados ao longo de todo o ano. Para aliviar a superlotação, algumas escolas escalonam seus horários para que pelo menos um grupo de alunos esteja sempre de folga enquanto o resto da escola está em sessão.

O bom e o mau
Dr. Charles Ballinger, diretor executivo da National Association for Year-Round Education, diz que os alunos retêm mais quando os intervalos entre as aulas são mais curtos, e os professores não precisam gastar tanto tempo na revisão.

onde você pode furar as orelhas

Mas a ideia de uma programação durante todo o ano causa medo no coração de muitos pais. De acordo com o Departamento de Educação dos EUA, a principal preocupação dos pais é encontrar creches durante as férias escolares. O tempo também fica complicado para famílias que têm filhos em horários diferentes, e as crianças podem perder atividades tradicionais de verão, como acampamento.

Iniciando novas rotinas
Karen Waugh, porta-voz do Departamento de Educação de Kentucky, diz que a YMCA e outras creches em seu estado alteraram seus horários para acomodar o crescente número de crianças em horários durante todo o ano. Em Tompkinsville, KY, Stacey Proffitt, uma mãe trabalhadora de dois filhos, não sentiu esse alívio: 'Os membros da família cuidam dos meus filhos. O novo horário escolar me deixou lutando por cuidados durante as férias de Natal. Mas Donna Bartley, também de Tompkinsville, encontrou alívio financeiro no novo horário: 'Tenho um filho na creche em período integral e outro em uma escola o ano todo. Agora posso dividir a quantidade de tempo que as duas crianças precisam de cuidados, em vez de pagar por um longo período durante o verão.

O que a pesquisa diz?
A Faculdade de Educação da Arizona State University realizou um estudo nacional de programas de educação durante todo o ano em 1993. Concluiu que as escolas durante todo o ano funcionam melhor quando aderem às seguintes diretrizes:

• Os programas durante todo o ano devem ser coordenados com a vida dos pais e as atividades da comunidade;
  • Eles não podem ser limitados a apenas uma ou duas escolas, e
  • Eles devem atualizar seus currículos para complementar o novo cronograma

Para mais informações, ligue para 1-800-601-4868 e solicite uma cópia gratuita do resumo Year-Round Education: A Strategy for Overcrowded Schools, ou visite o site Associação Nacional de Educação Anual local na rede Internet.