Ayurveda e como comer para o seu Dosha

Ayurveda, que vem dos antigos textos védicos, é uma filosofia e prática médica de 5.000 anos, baseada na ideia de que todos nós somos compostos de diferentes tipos de energia.

Existem três doshas no Ayurveda, que descrevem o estado dominante da mente/corpo: Vata, Pitta e Kapha. Embora todos os três estejam presentes em todos, o Ayurveda propõe que cada um de nós tenha um dosha dominante que é inabalável desde o nascimento e, idealmente, um equilíbrio igual (embora muitas vezes flutuante) entre os outros dois. Quando os doshas estão equilibrados, somos saudáveis ​​quando estão desequilibrados, desenvolvemos doenças, que geralmente se manifestam por problemas de pele, má digestão, insônia, irritabilidade e ansiedade.

Na Índia, Nepal e outras partes do Oriente, o Ayurveda é considerado uma medicina séria – com escolaridade compatível com um diploma de medicina ocidental. Mas, ao contrário da medicina ocidental, uma avaliação básica vai além de um exame físico. Um médico ayurvédico tomará seu pulso, verificará sua língua e avaliará sua aparência (entre outros fatores) e, em seguida, fará uma série de perguntas sobre como você lida e responde a vários cenários. É bem legal.

O médico ayurvédico residente em Ananda, Dr. Chandan, compartilhou alguns dos princípios básicos e qualidades dos três doshas da Ayurveda, e como comer para equilibrar, enquanto isso, Narendra Sharma, o chef executivo por trás O premiado da Ananda cozinha de bem-estar, partilhei algumas receitas.

Da mesa do Dr. Chandan

Prakruti

Este é o princípio que reconhece que cada ser humano nasce com combinações únicas de doshas, ​​e que esse equilíbrio natural é o responsável pela diferença física, mental e emocional entre as pessoas. Ao identificar e manter o Prakruti de um indivíduo, o Ayurveda pode ajudar cada pessoa a criar seu próprio estado de saúde ideal.

Dosha: Vata

(Ar e Espaço)

Vatas tendem a ser mais espaçosos, ansiosos, com mentes ativas. Eles falam rapidamente e provavelmente têm articulações que racham. Vata influencia o movimento de pensamentos, sentimentos, fluxos de prana, impulsos nervosos e fluidos no corpo.

QUALIDADES DA VATA:

Frio, leve, seco, irregular, áspero, em movimento, rápido e sempre em mudança. Vata governa o movimento do corpo, as atividades do sistema nervoso e o processo de eliminação. Vata influencia os outros doshas. Vatas tendem a estar sempre em movimento, com mentes enérgicas e criativas. Quando Vatas estão em equilíbrio, eles são animados e entusiasmados.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO VATA:

Estrutura fina e leve e excelente adaptabilidade. Sua energia vem em rajadas, e é provável que experimentem ataques súbitos de fadiga. Vatas normalmente têm pele de bebida e mãos e pés frios. Eles dormem levemente e sua digestão pode ser sensível. Quando desequilibrados, os Vatas tendem a experimentar perda de peso, constipação, artrite, fraqueza, inquietação, dores e dores.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DA VATA:

Vatas adoram emoção e novas experiências. Eles são rápidos para se enfurecer, mas também para perdoar. Eles são enérgicos, criativos e flexíveis. Eles também tomam iniciativa e são conversadores animados. Quando desequilibrados, os Vatas são propensos a preocupações, ansiedade, nervosismo e muitas vezes sofrem de insônia.

Quando se sentem sobrecarregados ou estressados, sua resposta é: O que eu fiz errado?

COMO A VATAS PODE FICAR EQUILIBRADA:

  1. Siga as orientações dietéticas na dieta abaixo.

  2. Mantenha uma rotina diária consistente e mantenha os exercícios suaves e regulados.

  3. Encontre tempo para descansar e se alimentar. Esteja em um ambiente calmo, seguro e confortável.

  4. Faça massagens ayurvédicas regulares, pois isso é calmante e aterrador para Vatas.

  5. Evite condições muito frias e ventosas, bem como climas secos.

  6. Minimize viagens e muito movimento, evite lugares barulhentos e barulhentos, bem como multidões e muita conversa.

  7. Mantenha-se aquecido e durma o suficiente.

ALIMENTOS FAVORÁVEIS:

Vata é um dosha frio e seco, quente, alimentos nutritivos com textura moderadamente pesada, além de manteiga e gordura adicionadas são boas para estabilizar Vata. Escolha sabores salgados, azedos e doces, bem como alimentos calmantes e satisfatórios. Leite morno, creme, manteiga, sopas quentes, ensopados, cereais quentes, pão fresco, nozes cruas e manteigas de nozes são boas para Vatas. Tome um chá quente ou de ervas com lanches no final da tarde. Todas as frutas doces (desde que sejam muito maduras) são boas para Vata. Bebidas mornas ou água quente são melhores para Vatas.

Especiarias: Canela, cardamomo, cominho, gengibre, cravo e alho são bons para Vatas.

ALIMENTOS PARA REDUZIR:

Alimentos frios, como saladas, bebidas geladas, vegetais crus e verduras não são bons para aqueles com desequilíbrio de Vata (ou seja, onde Vata é dominante). Evite bebidas com muita cafeína e doces, pois perturbam Vata. Evite frutas verdes, pois são muito adstringentes.

Plano Alimentar Vata:

Essas diretrizes podem ser usadas para constituições mente-corpo Vata, para manter o equilíbrio do dosha e restaurar o equilíbrio, se necessário, independentemente da constituição básica.

MELHORES VEGETAIS (cozidos):

Aspargos, beterraba, cenoura, pepino, alho, feijão verde, cebola, batata doce, rabanete e nabo.

LEGUMES COM MODERAÇÃO (cozidos)

Brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, aipo, berinjela, vegetais de folhas verdes, cogumelos, ervilhas, pimentões, batatas, couves, tomates, abobrinha

Evite vegetais crus, em geral.

MELHORES FRUTOS (bem amadurecidos):

Bananas, damascos, abacates, frutas vermelhas, cerejas, coco, figos frescos, toranjas, limões, uvas, mangas, melões doces, laranjas azedas, mamão, abacaxi, pêssegos, ameixas, frutas cozidas.

FRUTAS COM MODERAÇÃO:

Cranberries, peras, romãs.

Evite frutas secas, em geral e todas as frutas verdes.

MELHORES GRÃOS:

Aveia (como cereal de aveia cozido, não seco), arroz cozido.

GRÃOS COM MODERAÇÃO:

Trigo, cevada, trigo sarraceno, milho, aveia seca, milho.

LATICÍNIOS:

Todos os laticínios são aceitáveis.

MELHOR CARNE:

Frango, frutos do mar, peru, em pequena quantidade.

CARNE COM MODERAÇÃO:

Carne vermelha.

MELHOR FEIJÃO:

Grão de bico, feijão mungo, lentilha rosa, tofu (pequenas quantidades)

FEIJÃO COM MODERAÇÃO:

Feijão, feijão preto, etc.

MELHORES ÓLEOS:

Óleo de gergelim, Ghee e azeite são especialmente bons.

ADOÇANTES:

Todos os adoçantes são aceitáveis.

NOZES E SEMENTES:

Todos são aceitáveis ​​em pequenas quantidades. As amêndoas são as melhores.

ESPECIARIAS DE ERVAS:

Evite usar especiarias em grandes quantidades. Minimize ou evite todas as ervas e especiarias amargas e adstringentes, como sementes de coentro, feno-grego, salsa e tomilho. Açafrão e açafrão devem ser usados ​​com moderação.

Receitas Vata

  • Sopa de berinjela defumada

    Sopa de berinjela defumada

    A berinjela defumada e o suco de limão se equilibram perfeitamente nesta sopa simples e quente.

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  • Makai Paneer Ki Bhurji

    Makai Paneer Ki Bhurji

    Pode parecer ovos mexidos, mas este prato único de queijo indiano salteado é muito mais versátil. Com coentro fresco, queijo estridente, sementes de cominho e pimenta picante, este Makai Paneer é nosso novo prato favorito para café da manhã, almoço ou jantar.

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Dosha: Pitta

(Fogo e pouca água)

Pittas literalmente têm mais fogo neles do que outros tipos. Eles têm melhor apetite e melhor digestão. Eles podem suportar melhor o frio, pois são mais quentes. Eles são naturalmente agressivos e impacientes, inteligentes e afiados. Como os Pittas têm uma digestão forte e eficiente, geralmente podem comer quase tudo. A maioria dos Pittas tem problemas com o uso contínuo de muito sal, uso excessivo de alimentos azedos e picantes e excessos.

QUALIDADES DA PITA:

Quente, leve, intenso, penetrante, pungente, afiado e ácido. O dosha Pitta controla a digestão, o metabolismo e a produção de energia. A função primária de Pitta é a transformação.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE PITTA:

Pittas têm excelente digestão e temperatura corporal quente, dormem profundamente por curtos períodos de tempo, têm energia abundante e um forte apetite. Quando desequilibrado, Pittas pode sofrer de erupções cutâneas, sensações de queimação, úlceras pépticas, calor excessivo do corpo, azia e indigestão.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DE PITTA:

Pittas têm um intelecto poderoso e uma forte capacidade de concentração. Eles são bons tomadores de decisão, professores e palestrantes. Eles são precisos, perspicazes, diretos e muitas vezes francos. Eles são ambiciosos e práticos, e adoram aventura e desafios. Quando desequilibrado, Pittas pode ser mal-humorado, argumentativo e sofrer explosões de emoção.

Quando se sentem sobrecarregados ou estressados, sua resposta é: o que você fez de errado?

o que eu era em uma vida passada

COMO PITTAS PODE FICAR EQUILIBRADO:

  1. Siga as orientações dietéticas na dieta abaixo.

  2. Tome bastante ar fresco e escolha horários mais frescos do dia para fazer exercícios físicos.

  3. Mantenha a calma física e mentalmente e aplique uma atitude de moderação em todas as coisas.

  4. Evite situações de calor excessivo, vapor ou umidade e tome bastante líquido.

  5. Seja atencioso e paciente com os outros.

  6. Envolva-se em atividades tranquilas e contemplativas.

  7. Evite situações de conflito potencial.

ALIMENTOS FAVORÁVEIS:

Os melhores alimentos para Pittas são frios ou quentes, com texturas moderadamente pesadas – ou seja, não alimentos quentes fumegantes. Os sabores amargo, doce e adstringente são ideais. Consuma alimentos frescos e refrescantes no verão ou em climas quentes, como saladas, leite e sorvete. Chá de ervas, especificamente chá de hortelã ou raiz de alcaçuz são pacificadores para Pittas. Cereais frios, torradas de canela e chá de maçã são um bom café da manhã para um Pitta. Alimentos vegetarianos, em geral, são os melhores para Pittas, pois consumir carne vermelha tende a aquecer o corpo da gordura. Eles devem consumir quantidades abundantes de leite, grãos e vegetais.

ALIMENTOS PARA REDUZIR:

Pittas devem usar menos manteiga e gordura adicionada, e devem evitar picles, creme azedo e queijo. Eles também devem evitar vinagre no molho de salada e usar suco de limão. Alimentos alcoólicos e fermentados devem ser evitados. Reduza o café. Evite alimentos oleosos, quentes, salgados e pesados, como qualquer coisa frita. Pittas também devem pular gemas de ovos, nozes, especiarias quentes, mel e bebidas quentes.

Plano Alimentar Pitta:

Essas diretrizes podem ser usadas para constituições mente-corpo pitta, para manter o equilíbrio do dosha e para restaurar o equilíbrio, se necessário, independentemente da constituição básica. Pitta influencia a digestão e o metabolismo, a temperatura corporal e as transformações biológicas.

MELHORES VEGETAIS:

Legumes doces e amargos, como aspargos, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, rabanete, couve-flor, aipo, pepino, feijão verde, pimentão verde (doce), vegetais verdes folhosos, alface, cogumelos, quiabo, salsa, ervilhas, batatas, brotos, abóbora, batata doce, abobrinha, cenoura e espinafre.

VEGETAIS COM MODERAÇÃO:

Berinjela, cebola, tomate, pimenta, pimentão e beterraba.

MELHORES FRUTAS:

Bananas, abacates, cerejas, cocos, figos, mangas, melões, laranjas, peras, abacaxis, ameixas, ameixas e passas.

FRUTAS COM MODERAÇÃO:

Damasco, maçãs, frutas vermelhas, cerejas azedas, toranja, mamão cru, uvas escuras, pêssegos, caqui e abacaxi.

Nota: As frutas devem ser doces e maduras, evite frutas que cheguem ao mercado azedas ou verdes. Evite também uvas verdes, laranjas, abacaxi e ameixa, a menos que sejam doces e maduras.

GRÃOS FAVORÁVEIS:

Cevada, aveia, trigo e arroz branco (de preferência basmati).

GRÃOS COM MODERAÇÃO:

Arroz integral, milho, painço e centeio.

MELHOR LEITE:

Manteiga, clara de ovo, ghee (manteiga clarificada), leite e sorvetes de frutas (não azedos).

LEITE COM MODERAÇÃO:

Queijo, iogurte azedo, leitelho azedo, gema de ovo, creme azedo e sorvete.

MELHORES CARNES:

Frango, camarão, peru e peixes de rio (todos em pequenas quantidades).

CARNES COM MODERAÇÃO:

Carnes vermelhas e frutos do mar em geral.

MELHOR FEIJÃO:

Grão de bico, feijão mungo, lentilha vermelha, tofu e outros produtos de soja (não fermentados).

FEIJÃO COM MODERAÇÃO:

Grama preta, lentilhas pretas e Ar har Dal.

MELHORES ÓLEOS:

Óleo de oliva, soja, girassol e semente de uva.

ÓLEOS COM MODERAÇÃO:

Amêndoa, milho, cártamo, gergelim e óleo de coco.

MELHORES NOZES E SEMENTES:

Coco, sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de linhaça.

MELHORES ADOÇANTES:

Todos são aceitáveis, exceto mel e melaço.

ERVAS E ESPECIARIAS:

As especiarias geralmente devem ser evitadas, pois são muito quentes. O seguinte é bom para Pittas em pequenas quantidades: cardamomo, coentro (coentro verde), canela, semente de coentro, endro, erva-doce, hortelã, açafrão, açafrão, cominho e pimenta preta.

Receitas Pitta

  • Dal Shorba

    Dal Shorba

    Esta sopa reconfortante é perfeita para uma tarde fria de outono. Usamos lentilhas vermelhas, que não precisam de molho, mas não deixe de ler as instruções da embalagem. Alguns precisam de molho por cerca de uma hora antes de cozinhar.

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  • Curry de vegetais

    Curry de vegetais

    As especiarias deste caril vegetal dão um sabor incrível e fica pronto em cerca de 30 minutos. Sirva com arroz ou com naan para absorver os sucos.

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Dosha: Kapha

(Água da Terra)

Kaphas tendem a ter corpos mais pesados ​​e terrosos do que outros tipos, e tendem a armazenar substâncias aquosas como fluidos e gordura mais facilmente. Eles são naturalmente calmos e apegados. Um Kapha fala lenta e melodicamente. Eles às vezes têm sonhos aquosos e tendem a ter uma eliminação espessa e pesada.

QUALIDADES KAPHA:

Pesado, lento, constante, sólido, frio, macio e oleoso. Kapha governa a estrutura do corpo. É o princípio que mantém as células unidas e forma o músculo, a gordura, o osso e fornece imunidade. A principal função do Kapha é a proteção.

Kaphas têm uma construção forte e excelente resistência, bem como uma pele suave e radiante. Eles dormem profundamente e têm digestão regular. Mas quando Kapha se acumula em excesso, eles podem ganhar peso, reter líquidos e alergias se manifestam no corpo. Quando desequilibrados, os Kaphas podem ficar acima do peso, dormir excessivamente, tornar-se letárgicos e sofrer de asma, diabetes e depressão.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DE KAPHA:

Kaphas são naturalmente calmos, atenciosos e amorosos. Eles têm uma capacidade inerente de aproveitar a vida e se sentem confortáveis ​​com a rotina. Kaphas são fortes, leais, pacientes, firmes e solidários. Eles adoram música, ler e relaxar. Quando desequilibrados, eles tendem a se apegar a coisas, empregos e relacionamentos muito depois de não estarem mais presentes. Eles exibem apego excessivo. Quando desequilibrados, os Kaphas tornam-se teimosos e resistem à mudança.

Quando se sentem sobrecarregados ou estressados, sua resposta é: não quero me envolver.

COMO OS KAPHAS PODEM MANTER-SE EQUILIBRADOS:

  1. Siga as orientações dietéticas na dieta abaixo.

  2. Acorde cedo (antes do amanhecer), durma menos e evite dormir durante o dia.

  3. Pratique bastante exercício físico todos os dias.

  4. Realize atividades que estimulem e energizem o corpo e a mente e aumentem a taxa metabólica.

  5. Permita excitação, desafio e variedade na vida.

  6. Afaste-se da estagnação e apegue-se a velhas maneiras de pensar e se comportar.

  7. Mantenha quente e seco.

ALIMENTOS FAVORÁVEIS:

Alimentos quentes, leves e secos são favoráveis, ou refeições leves cozidas. Kaphas se dão melhor com alimentos levemente cozidos ou frutas e vegetais crus. Qualquer comida picante é boa para Kaphas, como comida mexicana ou indiana muito quente, especialmente no inverno. Métodos de cozimento a seco (assar, grelhar, grelhar, refogar) são preferíveis para Kaphas em vez de cozimento úmido, como vapor, fervura ou escalda. Alimentos como alface romana, escarola ou água tônica são bons para estimular o apetite Kapha, enquanto as especiarias preferidas são cominho, feno-grego, semente de gergelim e açafrão.

ALIMENTOS PARA REDUZIR:

Os Kaphas precisam observar o consumo de muitos alimentos doces e gordurosos e também precisam observar o consumo de sal, pois isso pode levar à retenção de líquidos. Eles devem evitar alimentos fritos. Uma tendência típica de Kapha é comer demais: a refeição principal deve ser no meio do dia e apenas uma refeição leve e seca à noite. Em geral, os Kaphas devem evitar açúcar, gorduras e laticínios, pular alimentos e bebidas refrigerados e usar ghee e óleos apenas em pequenas quantidades.

Plano Alimentar Kapha:

Essas diretrizes podem ser usadas para constituições mente-corpo kapha, para manter o equilíbrio do dosha e restaurar o equilíbrio, se necessário, independentemente da constituição básica. Kapha influencia os aspectos pesados ​​e úmidos do corpo.

MELHORES VEGETAIS:

Aspargos, beterraba, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, berinjela, alho, vegetais verdes folhosos, alface, cogumelos, quiabo, cebola, ervilha, pimentão, batata, rabanete, espinafre e couve.

VEGETAIS COM MODERAÇÃO:

Pepinos, batata doce, tomate e abobrinha.

MELHORES FRUTAS:

Maçãs, damascos, frutas vermelhas, cerejas, cranberries, mamão, peras, ameixas, romãs e toranjas. Frutas secas em geral são boas para Kaphas, especificamente damascos, figos, ameixas e passas.

FRUTAS COM MODERAÇÃO:

Tâmaras, figos frescos, bananas, cocos e mangas.

MELHORES GRÃOS:

Cevada, trigo sarraceno, milho, painço, aveia, centeio e arroz basmati.

GRÃOS COM MODERAÇÃO:

Arroz e trigo.

Evite cereais quentes e grãos cozidos no vapor, em geral, pois são muito úmidos e pesados ​​para Kaphas.

MELHOR LEITE:

Leite desnatado morno, pequenas quantidades de leite integral e ovos (não fritos ou cozidos com manteiga), leite de cabra, leite de soja e leite de camelo.

LEITE COM MODERAÇÃO:

Gemas de ovo

MELHORES CARNES:

Frango, peru (todos em pequenas quantidades) e peixe magro.

CARNES COM MODERAÇÃO:

Camarão e carne vermelha.

MELHOR FEIJÃO:

Todas as leguminosas são aceitáveis.

FEIJÃO COM MODERAÇÃO:

Feijão e tofu.

MELHORES ÓLEOS:

Amêndoa, girassol, azeite e óleo de semente de uva (todos em pequenas quantidades).

ADOÇANTES:

Tudo em quantidades muito pequenas.

MELHORES NOZES E SEMENTES:

Sementes de girassol, sementes de abóbora e sementes de linho.

ESPECIARIAS DE ERVAS:

Todos são bons, especialmente cominho, feno-grego, gergelim e gengibre, que são especialmente bons para melhorar a digestão.

Receitas Kapha

  • Sopa de Coentro Limão

    Sopa de Coentro Limão

    Brilhante, saudável e limpa, esta sopa é um lanche perfeito no meio do dia ou uma refeição leve.

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  • Arroz integral Khichdi

    Arroz integral Khichdi

    Arroz integral e lentilhas trazem um sério impacto nutricional e a adição de vegetais, especiarias, gengibre e coentro fazem desta receita saudável uma que toda a família vai comer com prazer.

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Dr. Chanda é natural de Bangalore, no sul da Índia, e graduado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica. Após seu bacharelado, ele obteve sua certificação de pós-graduação em Panchakarma pela Universidade de Manipal, na Índia. Ele também é certificado em yoga pela Bihar School of Yoga. Ele praticou como médico ayurvédico em tempo integral e especialista em Panchakarma em Bangalore por mais de 6 anos, e gerenciou clínicas e hospitais ayurvédicos em todo o país. Ele esteve com Ananda por três anos.

As opiniões expressas neste artigo pretendem destacar estudos alternativos e induzir a conversa. Eles são os pontos de vista do autor e não representam necessariamente os pontos de vista do Goop, e são apenas para fins informativos, mesmo que e na medida em que apresentem o conselho de médicos e médicos. Este artigo não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico.