O guia de probióticos para uma pele boa e um intestino saudável

Quase todos os médicos com quem conversamos nos incentivam a tomar probióticos – bactérias e leveduras vivas benéficas que ajudam a manter nosso microbioma (em grande parte composto de bactérias) em equilíbrio e nosso sistema imunológico (cerca de dois terços dele vive no intestino) forte. Além de seus benefícios intestinais, diz-se que os probióticos aumentam o brilho e a saúde geral da pele.

Especialista em saúde da mulher Dra. Amy Myers é uma autoridade confiável em assuntos de autoimunidade e Candida a disfunção da tireoide e ela estará falando IRL em nossa primeira cúpula de bem-estar em 10 de junho. Aqui, Myers nos ajuda a avaliar o crescente burburinho em torno dos probióticos e descreve os prós e contras de selecionando um suplemento específico (seja dela ou de outras marcas).

Uma sessão de perguntas e respostas com a Dra. Amy Myers

Q

Os probióticos são frequentemente apontados como milagres do intestino e da pele. O hype é garantido?

UMA

Sim. Os probióticos são incrivelmente importantes e eficazes. Sabemos que há mais bactérias em nós e em nós do que nossas próprias células humanas. O corpo é quase como um fantoche – são as bactérias que realmente comandam o show: elas ativam enzimas, desligam genes e ditam muito da nossa saúde. Precisamos deles para quebrar nutrientes, como cobre e magnésio, para que possamos absorvê-los melhor. Curiosamente, estudos mostram que condições como ansiedade, depressão e ganho de peso podem ser transferidos por meio de transplantes fecais (com camundongos), sugerindo o amplo impacto que as bactérias têm na saúde.

Cerca de 60 a 80 por cento do nosso sistema imunológico vive em nosso intestino. Desequilíbrios no microbioma do intestino (que é composto principalmente de bactérias) levam a problemas digestivos, enquanto muitos outros efeitos potenciais podem ser sentidos em todo o corpo – desde sentimentos de fadiga a depressão, disfunção da tireoide, autoimunidade e uma série de problemas de pele . Condições como rosácea, psoríase, eczema e acne são realmente condições inflamatórias e muitas vezes uma manifestação de algo que está acontecendo mais profundamente no corpo. Quando você conserta o intestino (o que, dependendo da sua saúde, pode incluir se livrar de uma infecção como Candida, comer uma dieta limpa e tomar um probiótico), os problemas de pele geralmente também se resolvem.

Q

Quais são as melhores fontes alimentares de probióticos?

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UMA

IOGURT E KEFIR

Os exemplos clássicos de probióticos são iogurte e kefir, que são ótimos para muitas pessoas, mas não se você tem sensibilidade a laticínios. Existem muitas alternativas de iogurte e kefir, desde kefir de água e iogurte de amêndoa, até iogurte de coco, kefir de coco e assim por diante. Observe os ingredientes ao comprar alimentos como iogurte – você deseja evitar produtos cheios de açúcar. Eu gosto de iogurte de coco simples com frutas e um pouco de estévia.

ALIMENTOS FERMENTADOS

Esta categoria inclui: chucrute, vinagre de maçã, picles, vegetais cultivados, kombucha. Se você não tem sensibilidade à soja, também pode fazer missô e kimchi (procure por orgânicos, que também não são transgênicos).

Q

Por que você recomenda que todos também tomem suplementos probióticos?

UMA

A menos que você tenha um intestino perfeito e já esteja comendo muitos alimentos fermentados – o que é raro, embora você possa trabalhar até este ponto – é difícil obter todos os probióticos necessários apenas com a dieta. A maioria de nós não tem intestinos perfeitos – tudo, desde antibióticos a dietas ricas em carboidratos até o nascimento de uma cesariana, pode comprometer o equilíbrio de bactérias em nosso microbioma. A suplementação com um probiótico pode ajudar a restaurar os desequilíbrios e também é apenas uma ótima medida preventiva de saúde, ajudando a manter seu microbioma em equilíbrio e seu sistema imunológico saudável para evitar doenças.

Q

Você sugere diferentes dosagens para pessoas que são relativamente saudáveis ​​em vez de lidar com um problema relacionado ao intestino?

UMA

Para uso diário e manutenção, recomendo 30 bilhões de UFC (unidades formadoras de colônias).

Para pacientes que lidam com problemas intestinais específicos – Candida, Crohn, IBS e assim por diante – ou se você estiver tomando antibióticos [mais sobre isso abaixo], eu normalmente recomendo 100 bilhões de UFC, porque você está tentando compensar um desequilíbrio. Algumas pessoas podem até levar até 300 bilhões de UFC (com a orientação de um médico).

Q

Quais são as cepas importantes para procurar nos rótulos?

UMA

As duas principais espécies que você deseja procurar são: Lactobacillus e Bifidobactéria . Dentro dessas duas espécies, existem muitas cepas diferentes. As cepas que escolhemos para o nosso probiótico – Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus plantarum e Bifidobacterium longum – demonstraram ajudar a modular o sistema imunológico, ajudar nas condições de autoimunidade (que afetam a maioria dos meus pacientes) e combater infecções no intestino.

Q

Como podemos avaliar a potência dos probióticos? Mais alguma coisa para verificar em um rótulo?

UMA

Certifique-se de que as dosagens estão listadas em UFC, unidades formadoras de colônias. (A maioria das marcas lista UFC em bilhões agora: então 30 bilhões de UFC, 100 bilhões de UFC e assim por diante.) Por um lado, isso significa que as cepas de bactérias estão vivas, o que é essencial. Quando você está olhando para o custo dos produtos, certifique-se de olhar para o custo por unidade. Falei com uma mulher outro dia que comprou probióticos com 2 bilhões de UFC por cápsula. Em comparação, para obter os 30 bilhões de UFC que recomendo, ela teria que tomar essencialmente metade de sua garrafa para obter a mesma dosagem de uma de nossas cápsulas.

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Você também deve observar as letras miúdas da garantia: se o número CFU é garantido no momento da fabricação, mas não no momento da expiração, você pode estar tomando uma dose menos potente de probióticos do que pensa, porque a potência diminui com o tempo. Eu cometi esse erro quando estava viajando uma vez e fui ao supermercado comprar probióticos. No rótulo da garrafa dizia garantido em 20 bilhões de UFC no momento da fabricação. Isso não diz o UFC para quando eu estava realmente tomando os probióticos. Por exemplo, nossos probióticos são fabricados em 60 bilhões e 200 bilhões de UFC e garantidos em 30 bilhões e 100 bilhões de UFC, respectivamente, no momento da expiração.

Procure marcas de suplementos que usam testes de terceiros. Trabalhamos apenas com parceiros testados por laboratórios de terceiros. A empresa fez pesquisas sobre cepas reais? Como eles estão garantindo a potência?

A melhor e mais simples coisa que você pode fazer, é claro, é comprar suplementos de uma fonte em que você confia, que fez o trabalho para você. A Amazon é ótima para muitos suplementos, mas eu não compraria probióticos lá se eles precisassem de refrigeração, o que adiciona outra camada de complicações.

Q

Você pode explicar o acordo com refrigeração/estável?

UMA

O que a maioria das pessoas considera probióticos são as culturas vivas, como Lactobacillus e Bifidobacterium, que normalmente são feitas com laticínios e requerem refrigeração para mantê-las vivas. Os probióticos cultivados em laticínios não são um problema para a maioria das pessoas. Mas se você é super sensível a laticínios, escolha um probiótico como o nosso que não seja cultivado em laticínios.

Mesmo que você não seja sensível a laticínios, os probióticos que exigem refrigeração podem ser inconvenientes, mas agora existem alguns que não precisam ser mantidos frios. Por exemplo, nossos probióticos são selados em embalagens de nitrogênio para protegê-los do calor, da umidade e do oxigênio, porque o ar não pode entrar. Procure probióticos embalados individualmente para proteger as culturas vivas. Se eles apenas vierem em uma garrafa, podem estar perdendo potência devido à entrada de ar.

Q

E os probióticos à base de solo?

UMA

Existem dois tipos principais de probióticos, o primeiro são as culturas vivas que descrevo acima, como as cepas de Lactobacillus e Bifidobacterium. Você pode ter ouvido alguns comentários negativos sobre esse tipo de probiótico – o argumento típico contra eles é que a forma clássica de culturas vivas é destruída pelo ambiente ácido no estômago. Para contornar isso, os probióticos de qualidade são feitos com uma cápsula resistente a ácidos para que não sejam decompostos imediatamente. (O que significa que você não precisa tomar os probióticos com alimentos, embora eu normalmente faça. Às vezes, quebro a cápsula e misturo em um smoothie, ou uso a forma de pó. Você pode perder um pouco de potência, mas não é significativo.)

O segundo tipo de probióticos são organismos baseados no solo (SBO), que tendem a ser mais resistentes ao ácido no intestino. Aqui está o pensamento por trás dos probióticos à base de solo: muitas pessoas (particularmente na comunidade paleo) acreditam que problemas intestinais e de saúde generalizados hoje são o resultado da vida em uma sociedade muito limpa. No passado, quando mais pessoas trabalhavam na terra, brincavam na terra, havia menos obsessão por limpeza e produtos antibacterianos, tínhamos uma exposição mais natural aos probióticos. O benefício dos probióticos à base de solo é que eles vêm da terra, e as bactérias (que ainda estão vivas) têm sua própria cápsula protetora natural ao seu redor. Recomendo probióticos à base de solo para pacientes com autoimunidade, além da forma clássica. Eles são particularmente úteis para pessoas com SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado) – com SIBO, você também tem um supercrescimento de boas bactérias e, neste caso, a forma clássica de probiótico não é o que você precisa para combater a infecção.

Você pode ter ouvido algumas perguntas sobre se os SBOs são seguros: o NIH tem um relatório de caso presumido, que não foi 100% verificado, de alguém com linfoma recebendo septicemia por tomar um SBO (o organismo B. subtilis). Alguns dizem que se você tem intestino permeável, você deve curá-lo antes de suplementar com SBOs. Se você está imunocomprometido ou tem câncer, você pode consultar um médico primeiro para estar seguro.

Q

Dizem que os probióticos são um importante antídoto para os antibióticos – o que você recomenda em termos de probióticos para pessoas que precisam tomar antibióticos?

UMA

Tomar um probiótico todos os dias é uma boa maneira de ajudar a evitar ficar doente e ter que tomar antibióticos em primeiro lugar. Medidas preventivas, é claro, são preferidas. Outro que se acredita ajudar é aumentar a ingestão de vitamina D quando seu sistema imunológico precisa de um impulso. A dieta também é enorme em termos de prevenção de doenças. Estudos mostre que você pode mudar seu microbioma poucas horas depois de ajustar sua dieta. Se você não gosta de chucrute, até mesmo cortar o açúcar e comer mais alimentos integrais pode fazer a diferença.

Mas se você absolutamente precisa tomar antibióticos, recomendo:

  • Dobrando sua dosagem de probióticos. Eu poderia até ir até 100 UFC.

  • Certifique-se de tomar os probióticos e antibióticos com cerca de duas a três horas de intervalo (para que os antibióticos não matem apenas todas as boas bactérias nos probióticos).

  • Procure a levedura probiótica Saccharomyces boulardii (S. Boulardii) – você pode tomá-la como um suplemento separado ou encontrá-la em probióticos de várias cepas. Estudos mostram que é eficaz na prevenção de diarréia induzida por antibióticos e infecção por Clostridium difficile (C. difficile), que um curso de antibióticos pode causar. Saccharomyces boulardii aumenta sua IgA secretora – em outras palavras, fortalece o sistema imunológico no intestino. (Algumas pessoas dizem que Saccharomyces boulardii também é a panacéia para Candida - é uma levedura que combate a levedura - mas embora seja útil para alguns, outras pessoas não toleram bem, então eu recomendo tentar como um suplemento individual primeiro para ver como você responder.)

Q

Existe algo como exagerar com probióticos?

UMA

É difícil exagerar de verdade. eu sei de um estudo de caso onde uma jovem teve septicemia de probióticos após uma cirurgia cardíaca, mas é tão, tão raro.

O que é mais comum, mas não perigoso, é ter uma reação inicialmente não tão boa a um probiótico de qualidade – você pode se sentir inchado, ter algum desconforto ou gás. Isso não é uma coisa ruim. Provavelmente significa apenas que os probióticos – organismos vivos reais – estão trabalhando e matando infecções no intestino. Apenas recue para uma dose mais baixa para começar.

Q

Com que idade devemos começar a tomar probióticos / dar aos nossos filhos? Ouvimos que eles podem ajudar a ser benéficos para os bebês (ou seja, com eczema, digestão, cólica)?

UMA

Absolutamente, os probióticos são bons para todos – adultos, crianças, bebês – e você não pode começar cedo demais.

Se você está dando probióticos a um bebê com menos de dois anos de idade, procure cepas específicas que sejam mais adequadas para microbiomas tão jovens. Para os bebés, estas são as estirpes de Lactobacillus a procurar: rhamnosus, casei, paralisei, gasseri, salvarius. E para Bifidobacterium: infantis, bifidum, longum, breve, lactis. Se você está amamentando, pode colocar probióticos no peito ou aquecer a fórmula e colocar probióticos nele, ou molhar o dedo e mergulhá-lo no pó de probióticos e deixar seu bebê chupar o dedo.

Q

Há algum cruzamento entre PRObióticos e PREbióticos, e você mencionou antes que os prebióticos são proibidos quando você está tentando combater uma infecção – você pode explicar?

UMA

Os probióticos são organismos vivos reais – bactérias e leveduras.

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Os prebióticos são os alimentos dos quais as bactérias e leveduras se alimentam, principalmente fibras solúveis e amidos resistentes. As fontes de prebióticos incluem: amido de batata, alcachofras, radicchio, azeitonas, vegetais cultivados, kombucha e outros alimentos fermentados.

Existem probióticos e prebióticos em alimentos fermentados. Eu diferencio de muitos médicos porque recomendo que pacientes com infecções como Candida e SIBO não comam prebióticos até que tenham eliminado a infecção – porque os prebióticos também podem alimentar essas infecções. Acho que é melhor se livrar dessas infecções primeiro e depois adicionar prebióticos à sua dieta. [Veja aqui mais informações do Dr. Myers sobre o tratamento de infecções fúngicas.]

Amy Myers, M. D. é o fundador e diretor médico da Austin UltraHealth , uma clínica de medicina funcional com sede em Austin, Texas. A Dra. Myers é especialista em problemas de saúde da mulher, particularmente saúde intestinal, disfunção da tireoide e autoimunidade. Ela também é a New York Times autor best-seller de A solução autoimune e A conexão da tireóide .

As opiniões expressas neste artigo pretendem destacar estudos alternativos e induzir a conversa. Eles são os pontos de vista do autor e não representam necessariamente os pontos de vista do goop, e são apenas para fins informativos, mesmo se e na medida em que este artigo apresenta o conselho de médicos e médicos. Este artigo não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico.