O poder curativo dos cogumelos

Desde o início dos anos 1600, a família de Tero Isokauppila é dona de uma fazenda na Finlândia, onde passou a infância procurando cogumelos. E não por causa de um interesse crescente por psicodélicos: seu pai é agrônomo e sua mãe ensina enfermagem, e por isso ele aprendeu desde cedo o poder curativo de comer perto da terra.

E quando se trata da ideia de comida como remédio, nada encapsula o conceito como cogumelos, pois, como explica Tero, os cogumelos medicinais nos deram muitos medicamentos farmacêuticos importantes, da penicilina às primeiras estatinas e vários tratamentos anticancerígenos. . Atualmente, ele está fazendo proselitismo sobre o poder do superalimento e procurando cogumelos na fazenda de sua família em apoio à sua empresa, Four Sigma Foods, que faz de tudo, desde café chaga e cordyceps até chá reishi. Abaixo, fizemos mais algumas perguntas sobre por que os fungos são tão bons para nós.

Perguntas e respostas com Tero Isokauppila

Q

Por que os cogumelos são tão curativos? O que é tão fundamentalmente benéfico sobre eles?

UMA

Aqui está um fato chocante: como humanos, compartilhamos quase metade de nossa composição genética com cogumelos e somos afetados por muitas das mesmas doenças e problemas que os cogumelos. Assim, podemos facilmente aproveitar os benefícios especiais de reforço imunológico e outros métodos de sobrevivência que eles constroem para si mesmos.

Por milhares de anos, culturas antigas em todo o mundo têm usado as propriedades fundamentalmente curativas dos cogumelos sem efeitos colaterais. Os chamados cogumelos medicinais nos deram muitos medicamentos farmacêuticos importantes, desde a penicilina até as primeiras estatinas e vários tratamentos anticancerígenos. Na verdade, cerca de 40% dos medicamentos ocidentais hoje em dia utilizam cogumelos.

Q

Qual parte do cogumelo é a mais valiosa?

UMA

O cogumelo inteiro é valioso. Não há uma diferença definida nos efeitos medicinais presentes no caule ou na tampa. Eu prefiro usar o cogumelo inteiro, combinando os dois apenas para aproveitar tudo e não desperdiçar nada das coisas boas.

Tenha em mente que o cogumelo é a parte visível dos fungos na floresta (o corpo de frutificação), ou do tipo que você compraria no supermercado. A raiz (o micélio) é a parte que não se deve comer, embora muitos suplementos e produtos encapsulados no mercado sejam feitos a partir dessa biomassa micelial mais barata. O corpo de frutificação é a parte onde os fungos coletam toda a sua energia de reprodução, assim como uma macieira a coleta na maçã que comemos.

Q

Todos os cogumelos têm as mesmas propriedades curativas ou variedades diferentes são benéficas para coisas específicas?

UMA

Q

Os cogumelos são tão benéficos quando estão desidratados quanto quando estão frescos?

UMA

Cogumelos medicinais – como chaga e reishi – precisam ser extraídos em água quente e álcool para extrair os compostos solúveis em gordura e tornar os componentes bioativos biodisponíveis. Não importa se a extração é feita com cogumelos frescos ou desidratados.

O processo não é muito complicado, mas leva muito tempo. É quase como fazer caldo de osso em casa. Essencialmente, você precisa cozinhar / ferver os pedaços de cogumelo por 12 a 24 horas para que os benefícios solúveis em água fiquem disponíveis (principalmente bons para o sistema imunológico). Isso é chamado de decocção. Os compostos solúveis em gordura (principalmente adaptogênicos que ajudam a equilibrar os hormônios) podem ser extraídos com álcool (chamado tintura) colocando os mesmos pedaços de cogumelo que você cozinhou em qualquer álcool forte por 4-8 semanas.

Com cogumelos comestíveis como porcini, os sabores tendem a se concentrar quando desidratados. Mesmo os cogumelos comestíveis liberam seu sabor e benefícios para a saúde quando são cozidos com alguma gordura (óleo de coco, ghee, etc.), pois muito de seu poder também está nos compostos solúveis em gordura, como os cogumelos de árvores mais medicinais.

Se você secar qualquer cogumelo sob luz solar direta, eles convertem os raios UV do sol em vitamina D, o que é ótimo. A vitamina D é uma das a compostos mais estudados no mundo para nossa saúde, pois muitas pessoas são realmente deficientes nele. Os cogumelos também são uma das únicas e melhores fontes de suplementação vegana de vitamina D.

Q

Você mencionou que os cogumelos de sabor mais forte (reishi, chaga) têm mais benefícios para a saúde - os cogumelos cultivados como os cogumelos brancos ainda são bons para nós?

UMA

Todos nós sabemos que o ditado tem gosto de remédio, e o mesmo vale para cogumelos amargos e de sabor forte. Existem diferenças entre cada espécie de cogumelo, e alguns contêm mais componentes saudáveis, que podem ser identificados pelo sabor amargo. Com as técnicas de cultivo otimizadas de hoje, não faz grande diferença com a maioria dos cogumelos se as espécies são criadas ou cultivadas na natureza. Por exemplo, cogumelos reishi cultivados em troncos reais em estufas são tão potentes quanto os selvagens.

Cogumelos de botão branco ou cogumelos Portobello cultivados em fazendas ainda podem ser ótimos alimentos e conter alguns nutrientes valiosos, mas não são nem de perto tão medicinais quanto as espécies mais potentes.

Q

Os cogumelos precisam ser cozidos para extrair seu valor? Se sim, qual é a melhor preparação?

UMA

As paredes celulares dos cogumelos consistem em um composto duro que nosso sistema digestivo não consegue decompor. É a mesma coisa de que é feita a casca da lagosta, quitina, que aposto que você também não gostaria de mastigar. A boa notícia é que o calor alto derrete isso e permite que as coisas boas se dissolvam de dentro das células. O processo é um pouco semelhante ao de fazer caldo de osso.

Os cogumelos medicinais, em particular, geralmente são poliporos lenhosos e duros – eles precisam ser fervidos por várias horas em água para obter o valor deles.

Para alguns dos cogumelos macios, como cogumelos de botão ou porcini, uma boa e longa marinada em um líquido ácido pode cuidar de parte desse cozimento, mas expor qualquer um desses cogumelos comestíveis ao calor fervendo, fritando ou cozinhando no vapor garantirá que obtemos todos os efeitos nutricionais e de saúde que procuramos.

As marinadas à base de limão ou vinagre tendem a ser as mais populares. A parte do tempero é uma forma de arte inteira, mas geralmente as pessoas adicionam sal, pimenta, óleo e ervas frescas. Você também pode usar soja. Os cogumelos são normalmente deixados no líquido da marinada por 1-12 horas (eu não os manteria na marinada por mais de 24 horas). Essencialmente, requer muita experimentação com o sabor, o tipo de cogumelo e o prato com o qual são servidos.

Q

como apertar a pele flácida

Para mudar de assunto, você faz um café com cogumelos e chocolate quente - isso é porque você acredita que o café puro é ruim para nós?

UMA

O café é a fonte número 1 de antioxidantes nos Estados Unidos, então pode-se argumentar que é extremamente vital para o bem-estar da nação. Com doenças cardíacas matando mais de 600.000 pessoas anualmente nos EUA, ter antioxidantes de qualquer fonte é essencial para que o número não aumente.

Então eu não acho que o café seja ruim, a menos que você exagere. Assim como com qualquer coisa, a dose faz o veneno. Acho engraçado quando as pessoas dizem que não gostam de sabores amargos enquanto bebem uma xícara de café amargo escuro, torrado, queimado e com infusão excessiva. Se alguém funciona bem com a adrenalina do café, eu digo que vá em frente. Mas certifique-se de adicionar cogumelos a ele pelo menos de vez em quando!

Q

Qual é a tese de fazer café com cogumelos? É para acrescentar algo mais nutritivo ao hábito?

UMA

Cogumelos medicinais são alcalinizantes em nossos corpos, então quando combinados com café ácido, eles aliviam a queimação do estômago e previnem outros problemas de longo prazo que o café pode causar. Como os sabores dos extratos de cogumelos medicinais também são amargos e têm uma boca escura e suave como café, a quantidade de café pode ser reduzida com a adição de cogumelos enquanto ainda aprecia o sabor do café. Isso reduz a quantidade de cafeína e permite colher os melhores benefícios de ambos!

Ambos os cafés de cogumelos que fazemos são baseados em cogumelos chaga, que foram usados ​​como substituto do café durante a segunda guerra mundial e que mais tarde se mostraram as maiores fontes de antioxidantes grama por grama.

Um café que fazemos também contém cogumelo cordyceps, que pode apoiar as glândulas supra-renais – isso é bom porque a fadiga adrenal é um problema comum entre os bebedores regulares de café.

O outro café contém cogumelo juba de leão e raiz de rhodiola (também chamado de ginseng nórdico ou Roseroot). Ambos demonstraram apoiar as funções cognitivas, que é uma das razões pelas quais as pessoas gostam de café (já que dá um impulso mental).

Q

Idealmente, com que frequência devemos comer cogumelos? Existem maneiras fáceis de adicioná-los à rotina diária?

UMA

Você deve pensar em seu sistema imunológico como um músculo: quanto mais você trabalhar, melhor ele funcionará. Como os cogumelos dão ao sistema imunológico um treino seguro, acho benéfico ingerir cogumelos medicinais diariamente, às vezes em pequenas doses, às vezes grandes, dependendo do que meu corpo está me dizendo.

Além de tomar uma dose de cogumelos medicinais todos os dias, certifico-me de comer um prato de cogumelos selvagens pelo menos algumas vezes por semana.

A maneira mais fácil de adicionar cogumelos à rotina diária é com extratos prontos de cogumelos medicinais. Esses pós podem ser simplesmente dissolvidos em água quente ou adicionados a um smoothie diário. Existem também vários produtos de cogumelos encapsulados: eles podem ser potentes em grandes doses, mas não são tão divertidos de usar e ignoram uma parte essencial do sistema de reconhecimento natural do nosso corpo, que são as papilas gustativas.

Q

Você descreve seus produtos de cogumelos como artesanais? O que isso significa exatamente?

UMA

Nossos cogumelos chaga são artesanais, o que significa que a matéria-prima real foi coletada das florestas selvagens, onde os chagas crescem nessa mesma bétula há até 20 anos. Como esses cogumelos levam tanto tempo para crescer até um tamanho de colheita, eles tiveram que sobreviver aos invernos gelados e aos verões quentes e fumegantes da floresta ártica da Sibéria.

Muitos cogumelos de árvores são cultivados com sucesso, mas é preciso muita habilidade e conhecimento para cultivar os cogumelos reais, o fruto dos fungos, em vez de apenas o micélio, o sistema radicular dos fungos. Nosso cogumelo reishi vermelho, por exemplo, é cultivado em troncos de árvores, pois é muito difícil forragear esse cogumelo selvagem em grandes quantidades - ele tem um período muito curto de maturação, do ponto de vista do valor medicinal.

Quatro receitas fáceis de cogumelos

  • Sopa de cogumelo

    Sopa de cogumelo

    Usar uma mistura de cogumelos frescos e secos e adicionar o líquido de imersão de cogumelos dá a esta sopa uma grande profundidade de sabor. Se você tiver um vitamix, use-o aqui, pois rende uma sopa incrivelmente cremosa.

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  • Noodles salteados com cogumelos

    Noodles salteados com cogumelos

    Se você tiver sobras de macarrão cozido, este prato leva menos de 10 minutos para cozinhar. Além disso, é delicioso e cheio de cogumelos nutricionalmente benéficos.

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  • Vegetariano

    'Bife e Ovos' Vegetariano

    Um café da manhã farto ou um almoço simples, os cogumelos Portobello carnudos são o substituto perfeito para o bife.

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  • Cogumelos Marinados

    Cogumelos Marinados

    Estes cogumelos marinados são muito fáceis de fazer e duram uma semana no frigorífico. Eles são ótimos em torradas, em massas e saladas, ou simplesmente comidos direto do pote.

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