Como limitar o uso de dados do seu filho

Adicionar seu filho ao plano de celular da família tornou-se um novo marco voltado para a tecnologia, mas para os pais também pode significar custos de dados mais altos. A menos que você esteja disposto a pagar por um plano de dados ilimitado, você vai querer ter uma discussão séria com seu filho sobre o uso de dados.

Realisticamente, um único bate-papo não fará o truque para a maioria das crianças. Em vez disso, você precisará modelar, educar e regular – e possivelmente pagar as taxas de excesso ocasionais quando as coisas não saírem conforme o planejado.

Mais: 6 perguntas a serem feitas antes de comprar um celular para seu filho

Modele o comportamento que você deseja ver

As crianças modelam o que veem, então, se você nunca guardar o telefone, também não pode esperar que seus filhos o façam. Por outro lado, se você definir o tom guardando eletrônicos durante as refeições e o tempo em família, seus filhos aprenderão a seguir o exemplo.

Você precisará definir diretrizes que funcionem tanto para você quanto para seu estilo de vida, mas aqui estão algumas ideias para começar:

melhor tratamento para poros dilatados e cravos
  • Colete os dispositivos em um horário designado todas as noites e carregue-os em um local central. Isso permite que seu filho saia mentalmente de qualquer atividade online.
  • Proibir dispositivos no jantar e durante as atividades familiares.
  • Minimize o uso do dispositivo durante passeios de carro e outras situações em que o Wi-Fi não está disponível.

Eduque seu filho sobre os custos de dados

O uso de dados, assim como o dinheiro, pode ser um conceito vago para muitas crianças. Você pode dizer a eles para conservar os dados o quanto quiser, mas é importante explicar exatamente o que você quer dizer. Veja como:

• Dê aos seus filhos um limite na quantidade de dados que eles podem usar – lembre-se de dividir todos os dados compartilhados para evitar excessos.
  • Explique como diferentes quantidades de dados são usadas para várias atividades, como streaming de música, jogos, uso de software baseado em GPS, streaming de vídeos etc.
  • Mostre aos seus filhos como se conectar ao Wi-Fi (seguro) disponível, incluindo quaisquer pontos de acesso Wi-Fi que sua empresa de telefonia móvel possa fornecer.

Dados de regulação

Depois de conversar com seus filhos sobre as expectativas, é hora de colocar algumas salvaguardas para ajudar a evitar excessos antes que eles ocorram. As ferramentas disponíveis para você dependerão da sua operadora de celular, mas a maioria possui um aplicativo que permite monitorar o uso de dados em qualquer momento do ciclo de cobrança. Além disso, você pode ser capaz de:

Configure notificações para uso de dados.Alguns planos permitem que você defina uma notificação para quando estiver se aproximando do limite de dados, mas ainda tem dados suficientes para uso básico. Se você puder fazer isso por pessoa, melhor ainda. É um bom lembrete para seu filho estar mais atento ao uso do celular.Estabelecer limites.Alguns planos de dados permitem que você desative o acesso a dados para uma linha específica assim que atingir um limite especificado. Esta opção evita que o resto da família seja penalizado pelo uso de outra pessoa.Veja como os dados estão sendo usados.Você pode ver como seu filho está gastando seu tempo na internet, como navegar na web ou transmitir vídeos. Essas informações podem ajudá-lo a discutir o uso seguro da Internet com seu filho.

Mais: Dicas rápidas de economia: não deixe que eles te deem um plano ruim

Lidar com excessos de dados quando eles inevitavelmente acontecem

Apesar de seus melhores esforços, o excesso de dados ainda pode acontecer. Tenha um plano para se e quando isso acontecer e certifique-se de que sua família saiba o que é.

queima de sálvia para se livrar dos espíritos

Algumas maneiras de lidar com excessos:

• Peça aos seus filhos que contribuam e ajudem a pagar os excedentes das economias ou completando as tarefas.
  • Reitere suas regras familiares sobre o uso de dados.
  • Limite ou proíba o acesso ao telefone até o início do próximo ciclo.

Quando tudo falha

Se o uso de dados continuar a ser um problema para seu filho, você precisará decidir qual é a melhor ação. Proibir o uso de um telefone celular é uma opção, mas se isso não funcionar para sua família, talvez seja necessário colocá-lo em um plano de celular pré-pago que oferece apenas uma certa quantidade de dados por mês. Pode custar um pouco mais remover seu filho de um plano familiar integrado, mas resolverá o problema.

Uma opção ainda mais barata é dar ao seu filho um telefone que permita apenas mensagens de texto e chamadas e não tenha nenhum recurso inteligente. Essa pode ser a melhor opção para crianças mais novas que precisam de um telefone por motivos de segurança e não precisam de um dispositivo para escola, trabalho e outras atividades online.

A menos que você tenha um plano ilimitado, provavelmente enfrentará desafios de dados de tempos em tempos. Conversar com seus filhos sobre o uso de dados e ter um conjunto firme de regras familiares pode ajudar a manter as coisas sob controle. E como bônus, seus filhos podem até aprender sobre orçamentos e ficar dentro dos limites – isso é uma vitória para todos os envolvidos.

bebendo suco de aipo pela manhã

Para mais dicas e conselhos para pais, siga FamilyEducation no Facebook:

Christy Matte é uma redatora de tecnologia baseada em Boston e colaboradora da Xfinity Mobile . Ela tem dois filhos, um marido engenheiro de software, um gato maluco que pensa que é um cachorro e um ouriço que mal tolera todos eles.