Como não parecer velho e cansado

No nome apropriado, 10 razões pelas quais você se sente velho e engorda , amado gosma contribuinte, Dr. Frank Lipman desvenda uma série de mitos que cercam o processo de envelhecimento e explica exatamente o que podemos fazer para parecer e nos sentir bem a cada aniversário que passa. O livro inclui um programa de revitalização de 2 semanas, completo com 14 dias de receitas e listas de compras que o acompanham, bem como um guia de suplementos, um plano de exercícios e dicas para desestressar. E então o Programa de Manutenção ao longo da vida do Dr. Lipman (também incluído no livro) promete guiá-lo pelo resto do caminho. (Se você quiser ver o Dr. Lipman ou um de seus treinadores de saúde pessoalmente, ele fundou o Eleven Eleven Wellness Center em Nova York.) Abaixo, pedimos a ele um pouco mais de visão.

Uma sessão de perguntas e respostas com o Dr. Frank Lipman

Q

Quais são as 10 razões pelas quais nos sentimos velhos e engordamos?

UMA

Razão nº 1: você não está comendo os alimentos certos e recebendo gorduras saudáveis ​​suficientes.
Razão #2: Você está comendo muitos carboidratos e amidos.
Razão nº 3: seu microbioma está fora de controle.
Razão # 4: Seus hormônios estão fora de equilíbrio.
Razão nº 5: você não se move o suficiente.
Razão #6: Você está estressado!
Razão #7: Você não está dormindo o suficiente.
Razão # 8: Você está supermedicado.
Razão nº 9: você não está recebendo nutrientes suficientes.
Razão #10: Você está sem um senso de paixão, significado e/ou comunidade

Q

Geralmente pensamos em problemas como fadiga, ganho de peso e perda de memória como sinais de idade, mas você diz que isso é um mal-entendido – que nenhum desses sistemas é realmente sinais de idade. Você pode explicar por quê?

UMA

Homens e mulheres podem ser apenas amigos

Sim, eu acho que isso é um grande mal-entendido sobre o envelhecimento. A maioria das pessoas em nossa sociedade vê o envelhecimento como uma deterioração lenta e dolorosa, onde você ganha peso, desacelera, desenvolve problemas de memória, adoece mais e não se recupera da doença tão rapidamente, sente-se cansado o tempo todo, você perde o interesse pelo sexo e desenvolve dores e dores inexplicáveis.

Mas isso não precisa ser verdade! O problema não é quantos anos você tem, mas sim o declínio da função de seus órgãos. E, uma vez que você restaure a função ou melhore a função de seus órgãos – não importa sua idade – os problemas que associamos ao envelhecimento desaparecem, ou pelo menos melhoram notavelmente.

A maioria das pessoas em nossa sociedade vê o envelhecimento como uma deterioração lenta e dolorosa, onde você ganha peso, desacelera, desenvolve problemas de memória, adoece mais e não se recupera da doença tão rapidamente, sente-se cansado o tempo todo, você perde o interesse pelo sexo e desenvolve dores e dores inexplicáveis.

Nossos corpos são perfeitamente capazes de permanecer esbeltos e vigorosos, e nossos cérebros podem ficar absolutamente claros e afiados – se dermos a eles o que eles precisam. Se você conhece as maneiras certas de comer, dormir, se movimentar e desestressar, e se você se comprometer a criar comunidade, significado e paixão em sua vida, os anos de seus 40, 50 e além podem ser alguns dos mais importantes. gratificante e vital que você já conheceu.

O problema é que a maioria de nós não faz isso. Não entendemos o que nossos corpos precisam para funcionar da melhor maneira possível, então comemos os alimentos errados, economizamos no sono e privamos nossos corpos do movimento que eles desejam. Ficamos sobrecarregados pelas pressões de nossas vidas, sobrecarregados por um estresse incessante que esgota a vitalidade de nossos corpos e drena nossa vida de alegria. Tomamos um medicamento após o outro, sem nunca perceber que eles podem estar interrompendo a capacidade inata de nossos corpos de curar, esgotando nossos corpos de nutrientes essenciais e drenando nossa resiliência natural. E o mais insidioso de tudo, muitos de nós carecem do apoio pessoal e da comunidade de que precisamos para nos sentirmos plenamente humanos. Então, sim, nesse caso, as funções naturais de nossos corpos – nossos intrincados sistemas de hormônios, nervos, função cerebral, digestão, desintoxicação e função imunológica – começam a quebrar.

Q

É inevitável que nosso metabolismo mude à medida que envelhecemos? Como podemos evitar ganhar quilos extras?

UMA

Sim, seu corpo muda à medida que você envelhece, mas o truque é se ajustar de acordo, para que você não precise engordar ou se sentir velho. Isso pode significar que você pode não ser capaz de festejar como fazia em seus vinte anos, comer tanto açúcar quanto antes, ou economizar no sono e se safar. Mas se você ajustar seu estilo de vida e seguir os passos que descrevo no livro , você não vai engordar.

Q

Nós tendemos a pensar em muitos dos nossos problemas de saúde, especialmente mais tarde na vida, como genéticos. (Diz-se que doenças cardíacas, diabetes, artrite, excesso de peso etc. ocorrem em famílias.) Mas você diz que, quando se trata de distúrbios associados ao envelhecimento, temos muito mais controle sobre nossos genes do que pensamos. Como?

UMA

A maioria de nós foi criada para acreditar que os genes com os quais nascemos são nosso destino, e que as doenças que ocorrem na família provavelmente também estão vindo para nós. Mas o fato de você desenvolver essas doenças geralmente é determinado por como você vive sua vida: o que você come, o quanto você se move, se você dorme bem o suficiente, como lida com o estresse e quais suplementos você toma. Todos nós temos muito mais controle sobre nossa saúde do que pensamos.

É verdade que não podemos mudar nossos genes. Mas na grande maioria dos casos, podemos mudar a forma como nossos genes se expressam. A ciência da expressão genética é conhecida como epigenética e é uma das fronteiras mais excitantes da ciência médica.

É claro que alguns de nossos genes sempre se expressarão da mesma maneira. Por exemplo, os genes que determinam a cor dos olhos são fixados quando saímos do útero. Não importa o que comemos, não podemos deixar nossos olhos castanhos azuis. Da mesma forma, certas condições genéticas, como anemia falciforme ou doença de Tay-Sachs, não são afetadas pela dieta ou estilo de vida. Se você tiver os genes para essas condições, sofrerá desses distúrbios, não importa o que faça.

A boa notícia é que esses genes fixos representam apenas cerca de 2% do total. Os outros 98% podem ser ativados ou desativados. Isso é verdade para a maioria dos distúrbios que associamos ao envelhecimento – Alzheimer, câncer, artrite, diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.

A boa notícia é que esses genes fixos representam apenas cerca de 2% do total. Os outros 98% podem ser ativados ou desativados.

Os alimentos que você come, quão ativo você é, como você lida com o estresse, a qualidade do seu sono e quais suplementos você toma para atender às suas necessidades nutricionais específicas podem ter um enorme impacto no desenvolvimento dessas condições – independentemente de sua genética. destino. Sua exposição a toxinas ambientais e sua capacidade de desintoxicar seu corpo também afetam sua expressão genética. Quer você saiba ou não, você está afetando sua própria genética diariamente e talvez até a cada hora através dos alimentos que come, do ar que respira e até dos pensamentos que pensa.

Vários estudos mostraram que as mudanças no estilo de vida, boas e ruins, desencadeiam mudanças na expressão gênica. Essas mudanças e as escolhas que fazemos continuamente falam com nossos genes e, assim, modificam a maneira como nossos genes se expressam. Mesmo que seus pais sofram de uma doença relacionada à idade – hipertensão, doença cardíaca, artrite, diabetes, derrame ou até mesmo câncer – você não precisa seguir esse caminho.

Quando você aprende a sustentar seu corpo, também está aprendendo a moldar sua própria expressão genética. Alimente seus genes com as informações corretas e você modificará a expressão de seus genes, melhorando a forma como todo o seu corpo funciona.

Q

No livro , você escreve que está vendo cada vez mais pacientes mais jovens (em seus 30 e até 20 anos) que se descrevem como se sentindo velhos antes do tempo (ganho de peso, estresse, problemas de sono etc.). Por que você acha que é isso?

UMA

Eu acho que um fator importante é porque muitos jovens têm um microbioma (a comunidade de bactérias que vivem em nós) que está fora de controle. A maioria dessas bactérias são amigáveis ​​ou mocinhos, mas também há bandidos. E quando as bactérias boas e ruins no intestino estão desequilibradas, isso cria todo tipo de problema e compromete nossa saúde. Isso aconteceu por causa dos alimentos que eles comem, crescendo nos últimos 20-30 anos – carnes criadas em fábricas, organismos geneticamente modificados, junk food e alimentos carregados com açúcar ou adoçados com adoçantes artificiais – todos os quais perturbam o microbioma . Além disso, tenho visto muitas mulheres jovens que tiveram vários cursos de antibióticos crescendo também, o que também perturba o microbioma. Portanto, corrigir seus microbiomas geralmente é o primeiro lugar em que começo com esses pacientes mais jovens.

Q

Como você conserta o microbioma?

UMA

  1. Evite os OGMs sempre que possível. Os OGMs são pulverizados com glifosato, um herbicida, que na verdade também é registrado como antibiótico. Então, quando você come OGM, você está comendo uma cultura pulverizada com antibióticos. Portanto, procure rótulos não transgênicos e compre orgânicos.

  2. Evite junk food e alimentos processados. Eles são carregados com açúcar, ingredientes OGM, gorduras trans ou óleos vegetais processados, todos ruins para o seu microbioma.

  3. Evite conservantes, ingredientes artificiais e adoçantes artificiais, que também perturbam o seu microbioma.

  4. Evite glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e alguns outros grãos, bem como no molho de soja, seitan, cerveja e muitos alimentos embalados e processados. Um estudo recente mostrou comer glúten, aumentou uma proteína chamada zonulina, que aumenta o vazamento da parede intestinal e, portanto, mais inflamação sistêmica.

  5. Evite carnes, aves, laticínios e ovos de criação convencional, que provavelmente contêm antibióticos e hormônios, e que provavelmente foram alimentados com milho ou soja geneticamente modificados. Tudo isso pode matar as boas bactérias em seu intestino.

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  6. Tome um probiótico diário , uma cápsula ou pó contendo bactérias amigáveis ​​que podem reabastecer seu próprio microbioma. Tomar um probiótico é especialmente importante se você estiver tomando antibióticos.

  7. Coma alimentos fermentados: chucrute, kefir (leite fermentado), kimchi (legumes fermentados coreanos) ou outros vegetais fermentados. Alimentos fermentados contêm bactérias naturais que também protegem seu microbioma.

  8. Incorpore prebióticos em sua dieta: estes são alimentos que contêm a fibra da qual as bactérias amigáveis ​​se alimentam. Os principais prebióticos incluem tomate, alho, cebola, rabanete, alho-poró, aspargo e alcachofra de Jerusalém. Certifique-se de comer os talos, não apenas as pontas, os talos estão cheios de prebióticos saudáveis ​​que seu microbioma vai adorar.

  9. Adicione um filtro de água à torneira da sua casa para beber água da torneira e beba água filtrada sempre que possível. Sabemos que o cloro da água da torneira mata micróbios no solo, por isso é lógico pensar que o cloro na água não filtrada alterará seu equilíbrio bacteriano.

  10. Exercício: um estudo recente no British Medical Journal mostraram como o exercício aumentou a diversidade de bactérias intestinais e como um aumento na diversidade está associado a uma melhor saúde em geral.

Q

O que podemos fazer para tornar a menopausa e a perimenopausa momentos mais agradáveis ​​em nossas vidas?

UMA

As alterações hormonais são normais à medida que você entra na perimenopausa e na menopausa. Mas essas mudanças não precisam criar uma série de sintomas desagradáveis, fazer você se sentir velho ou aumentar os quilos. Se você está mantendo a função ideal – por meio de dieta, suplementos, sono e exercícios – você pode facilmente superar essas mudanças hormonais.

Como digo aos meus pacientes, seus hormônios são como uma orquestra sinfônica. Quando um instrumento está desafinado, ele joga fora toda a orquestra. Para alcançar o equilíbrio hormonal, sempre temos que olhar para toda a sinfonia hormonal e ter certeza de que cada hormônio está chegando no nível certo e na relação certa com todos os outros. A insulina, os hormônios do estresse (incluindo o cortisol), os hormônios da tireoide, o estrogênio e a progesterona devem estar em equilíbrio para que qualquer um desses hormônios desempenhe seu papel corretamente.

Então, aqui estão algumas dicas iniciais para tentar antes de recorrer à reposição hormonal.

  1. Corte para trás, para trás nos doces e amidos. Muitos podem definir seus hormônios em um passeio selvagem. Ou melhor, elimine doces e amidos por duas semanas para ver como seu corpo reage.

  2. Deixe de lado a fobia de gordura e coma mais gorduras saudáveis. Poucas gorduras boas no seu prato irão prejudicar a capacidade do seu corpo de produzir os hormônios que aumentam a energia, a sensação de saciedade e suprimem os desejos.

  3. Seja bom para o seu microbioma – como, alimente seu intestino com muitos alimentos fermentados que auxiliam a imunidade e fibras benéficas para a barriga para apoiar as bactérias boas e manter as bactérias ruins sob controle. Isso não apenas manterá a digestão e a eliminação funcionando sem problemas, mas também ajudará a função hormonal.

  4. Procure dormir mais e melhor. O sono insuficiente ou de má qualidade causa estragos em seu sistema, limitando a capacidade do seu corpo de liberar os hormônios necessários para reparar, restaurar e atualizar as células enquanto você dorme. Atire por 7-8 horas todas as noites para permitir que seus hormônios façam seu trabalho.

  5. Corte os produtos químicos. Não há vantagem hormonal na exposição contínua de baixo nível a produtos químicos comuns em sua comida, ar, água, produtos de limpeza domésticos, produtos de cuidados pessoais e cosméticos — na verdade, eles interferem na função hormonal ideal. Faça um esforço para mudar para os produtos menos tóxicos e mais naturais possíveis para limitar a exposição a produtos químicos.

Q

O colesterol parece ser amplamente mal compreendido. O que realmente causa níveis elevados de colesterol e precisamos estar tão preocupados com o colesterol quanto nos disseram?

UMA

O colesterol é um tipo de gordura que é um componente vital do corpo humano. Precisamos pensar com clareza, lembrar, apoiar a integridade celular, permitir a digestão e praticamente todas as outras funções corporais. Embora possamos ingerir algum colesterol de nossos alimentos, nossos corpos também produzem seu próprio colesterol.

Todas as partes do seu corpo dependem do colesterol, mas por si só, o colesterol não tem como alcançá-los. Ao contrário da glicose, o colesterol não se dissolve na água, por isso não pode viajar pela corrente sanguínea por conta própria. Ele precisa ser transportado.

Entre o HDL e o LDL – erroneamente chamados de colesterol bom e ruim. Na verdade, HDL e LDL não são colesterol. São lipoproteínas – uma combinação de gordura e proteína. HDL significa lipoproteína de alta densidade, enquanto LDL significa lipoproteína de baixa densidade. E são essas lipoproteínas que carregam o colesterol.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, nossa pesquisa mais recente – que ainda está em evolução – sugere que nem todo LDL é prejudicial. Um tipo de LDL pode não ser muito bom para você. Estas são as partículas menores, que tendem a invadir as paredes das artérias, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame. Considerando que as partículas maiores de LDL fofas, são neutras ou benéficas. Mas ainda não temos certeza disso e, mesmo que o fizéssemos, nossos testes padrão de colesterol não distinguem entre as partículas grandes e pequenas de LDL.

Portanto, é importante entender que o colesterol em si não é prejudicial, mas benéfico. Na verdade, é vital para a saúde humana. E o LDL (também conhecido como colesterol ruim) – que não é colesterol, mas apenas o carrega – é benéfico em algumas de suas formas, mas pode ser prejudicial em uma. Para saber mais sobre esse tópico confuso, confira minha postagem no blog, 7 coisas que você precisa saber quando seu médico diz que seu colesterol está muito alto .

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Q

E os medicamentos para o colesterol, como as estatinas?

UMA

As estatinas são medicamentos que reduzem o colesterol. Eles são um dos medicamentos mais lucrativos da história da humanidade, rendendo bilhões para as empresas farmacêuticas que os produzem.

Sabendo como o colesterol é essencial para o funcionamento ideal, você pode estar se perguntando por que qualquer médico procuraria reduzi-lo. Afinal, o próprio colesterol é benéfico. A única substância nociva é possivelmente as lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) e, mesmo assim, nem todos os LDLs são prejudiciais. Então, por que você está recebendo estatinas?

Na verdade, não há nenhuma boa razão para que a maioria das pessoas (especialmente aquelas sem histórico de doença cardíaca) tome estatinas. Quando revisaram os estudos, os analistas descobriram que teriam que tratar mais de 100 pacientes com estatinas, para evitar que apenas um deles tivesse um ataque cardíaco. São muitos pacientes que não serão ajudados antes que uma pessoa se beneficie. E também não houve redução geral nas mortes. Para piorar a situação, esses medicamentos não são benignos. Os efeitos colaterais não são incomuns, em particular, danos musculares e aumento do risco de diabetes, para citar apenas dois.

Q

Que perguntas devemos fazer aos nossos médicos sobre os medicamentos que nos estão sendo prescritos?

UMA

Não sou contra os medicamentos e acredito que eles desempenham um papel importante na medicina. Mas eu sinto que eles são desnecessários na maioria das vezes. Muitas pesquisas mostram que, em muitos casos, mudanças simples e fáceis no estilo de vida, como descrevo no livro , funcionam melhor do que qualquer medicamento jamais poderia. Então, se você receber um medicamento prescrito, aqui estão 10 perguntas para perguntar ao seu médico.

  1. O que esse medicamento faz?

  2. Este medicamento destina-se a curar minha condição subjacente ou destina-se a aliviar meus sintomas?

  3. Quais são os potenciais efeitos negativos? Eles são menores ou maiores? Comum ou raro?

  4. Foram feitos estudos de longo prazo sobre esta droga? Foram feitos estudos para esta droga em pessoas como eu – minha idade, meu sexo, minha condição específica? (Lembre-se, muitos estudos são realizados em homens jovens ou de meia-idade, que muitas vezes têm respostas diferentes a medicamentos e dosagens de outras populações. Certifique-se especialmente de fazer esta pergunta se você for tomar a droga a longo prazo.)

  5. Os benefícios superam os riscos?

  6. Este medicamento destina-se a prevenir um problema ou tratá-lo?

  7. Qual é a evidência de que é realmente eficaz?

  8. Qual é o NNT para este medicamento? (O NNT é o número de pessoas que precisam tomar um medicamento para que uma pessoa se beneficie.) Confira thennt.com , e pesquise o medicamento por categoria, por exemplo, estatinas, em vez do nome da marca, como Lipitor.

  9. Existem alternativas naturais que eu possa tentar primeiro?

  10. Eu gostaria de tentar alternativas naturais primeiro – você estaria disposto a me deixar seguir esse caminho por mais três meses e depois me testar novamente?

Q

Muito do que você faz em 10 razões pelas quais você se sente velho e engorda é desmascarar mitos amplamente difundidos sobre como é o processo de envelhecimento. Se você pudesse mudar nossa percepção de um mito, qual seria?

UMA

Se eu tivesse que escolher apenas um mito, seria que o envelhecimento significa um declínio lento e doloroso. Simplesmente não é verdade! A maioria dos sintomas que geralmente atribuímos ao envelhecimento é mais uma perda de função. E essa é a premissa 10 razões pelas quais você se sente velho e engorda , onde delineei um programa sobre como se sentir jovem, magro e feliz.

Realmente não é tão difícil, qualquer um pode fazer isso. No livro Eu entro em detalhes sobre como você pode melhorar a função
…… comendo os alimentos que seu corpo precisa
…… evitando os alimentos que estressam seu corpo
…… apoiando seu microbioma
…… equilibrando seus hormônios
…… dando ao seu corpo o movimento que ele deseja
…… encontrar maneiras eficazes de lidar com o estresse
…… obtendo todo o sono bom e restaurador que seu corpo precisa
…… minimizando ao máximo os medicamentos que podem interferir no estado natural de saúde do seu corpo
…… complementando sua dieta com nutrientes cruciais
…… reconectando-se ao seu senso de significado, propósito e comunidade

Sou um exemplo perfeito do que recomendo no livro . Tenho 61 anos, não tomo nenhum medicamento e me sinto ótimo, apesar de um forte histórico familiar de doença cardíaca.

As opiniões expressas neste artigo pretendem destacar estudos alternativos e induzir a conversa. Eles são os pontos de vista do autor e não representam necessariamente os pontos de vista do goop, e são apenas para fins informativos, mesmo se e na medida em que este artigo apresenta o conselho de médicos e médicos. Este artigo não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico.