Desempenho atlético ideal

Desempenho atlético ideal

Pesquisas recentes se concentraram no que torna um atleta mais bem-sucedido e pronto para o desempenho. Foi determinado que a atitude mental desempenha um papel importante no desempenho ideal; muitos diriam que é a diferença entre um atleta olímpico e um qualificador nacional. Existem muitos termos para o estado mental que é ótimo para o funcionamento atlético: 'A Zona' é o termo mais usado. Os sentimentos experimentados no Ponto Z estão intimamente ligados às emoções positivas sentidas antes da competição, como excitação, ansiedade e excitação. As emoções negativas que também têm sido relacionadas ao desempenho esportivo bem-sucedido incluem raiva, impaciência, nervosismo e irritação. As emoções não associadas à Zona que afetam negativamente o desempenho incluem depressão, exaustão e tristeza.

As sensações físicas também podem ser associadas a estar na Zona. Exemplos destes são fome, aperto, vigor, irritabilidade e ansiedade. Novamente, estes podem variar para diferentes atletas. Foi demonstrado que, ao tentar lembrar as emoções sentidas antes de um desempenho atlético bem-sucedido e repetir essas emoções, é mais provável que o Ponto Z volte a ocorrer. A Zona também é conhecida como o 'fluxo' no qual todas as funções do cérebro e do corpo estão totalmente concentradas na tarefa em mãos. Saber que você está voluntariamente enfrentando o desafio específico e cumprimentá-lo com entusiasmo o deixará feliz e permitirá que sua mente trabalhe totalmente com seu corpo para alcançar seu objetivo com mais sucesso.

Visualização e Imagens
Tanto a visualização quanto as imagens são termos usados ​​para descrever uma imagem mental de sucesso. Quando você visualiza, você imagina o evento em sua mente. Você imagina a última milha do percurso, os fãs torcendo, a linha de chegada. Você se imagina ganhando velocidade e sentindo aquele último 'chute'. Você também pode visualizar partes mais difíceis de uma corrida e se imaginar correndo pela dor do esforço, sentindo seu corpo trabalhar apesar da fadiga. Atletas de sucesso costumam usar a visualização como parte de seu treinamento.

Em seu livro, Pico Fitness para Mulheres , Paula Newby-Fraser, conhecida como a maior campeã feminina de Ironman da história, descreve o 'treinamento mental' como um componente essencial dos últimos 14 dias de treinamento antes de um triatlo de distância Ironman. Ela também enfatiza a necessidade de se concentrar em fazer o seu melhor, tanto na visualização quanto nos pensamentos relacionados à corrida, em vez de se comparar com os outros. Esta é a base para uma experiência positiva baseada no seu próprio desempenho, não no dos outros. Não importa o que os outros participantes da corrida estejam fazendo, você está focado em sua força, seu sucesso e em seu desafio. A visualização e as imagens fazem parte da preparação de todos os atletas de sucesso. É importante quando você visualiza pensar esses pensamentos positivos, concentrando-se em si mesmo e não no que os outros estão fazendo. Isso é o que estabelece um sentimento de sucesso, auto-satisfação e felicidade.

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Calma pré-evento
Calma é uma palavra para descrever uma sensação pacífica, composta e serena que permite foco, relaxamento e confiança. Embora você possa se sentir ansioso, enérgico e até ansioso para competir no esporte, você está calmo o suficiente para se certificar de que seu equipamento está como deveria estar, sua posição e técnica estão corretas e sua mente focada. Esta não é apenas uma maneira muito agradável de abordar a concorrência, mas também a mais eficaz. Se você estiver calmo, sua mente e seu corpo estarão em sincronia e cada movimento do corpo estará no caminho certo para ajudá-lo a atingir sua meta de melhor desempenho. Isso é especialmente importante para o sucesso em esportes de habilidade, como golfe, tiro com arco ou tênis.

Alguns atletas usam a distração para mantê-los calmos, concentrando-se no clima, na paisagem ou em uma música em sua cabeça. Outros falam, seguram um amuleto de boa sorte ou respiram fundo. Se você é um atleta competitivo e se pressiona para se apresentar, deve desenvolver técnicas para ficar calmo. Tornar rotina os detalhes da preparação da corrida de última hora, praticando-os, pode proporcionar um ritual calmante. Você também deve ter uma estratégia de relaxamento na noite anterior ao seu evento esportivo para poder dormir e descansar bem. Uma massagem, banho quente, pedicure ou outro serviço de mimos também podem ajudá-lo a se sentir nutrido e calmo antes de uma competição estressante.

Se mantenha positivo
Eventos de atletismo e fitness foram projetados por um motivo: diversão! Se você não está se divertindo, você pode querer pensar sobre o porquê. Há muitas outras coisas na vida que não são divertidas e que você tem que fazer; o atletismo é para se divertir e melhorar a autoestima e a saúde geral. Você deve se sentir positivamente sobre o evento para o qual treinou tanto e os treinos que faz, ou seu desempenho será decepcionante. Ter uma atitude positiva permite que você pense com mais clareza, sinta-se mais forte, sinta menos dor e mantenha o foco e a calma. Repetir frases positivas para si mesmo sobre seus pontos fortes e conquistas atléticas é uma parte essencial dessa satisfação.

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Ter uma mente saudável, clara, calma e focada promove sua felicidade, melhor desempenho e saúde geral. Melhora a sua confiança, auto-estima e força mental e física. Ele permite que você enfrente desafios que não são apenas físicos, à medida que aprende os melhores mecanismos de enfrentamento ao estresse. Como atleta competitivo, isso é essencial para o desempenho. Como um exercitador regular, é essencial para a vida.