A dieta do arquétipo

Existe uma conexão entre nossos pensamentos subconscientes e a forma como comemos, e é importante entender qual é essa conexão, diz nutricionista Dana James . James, que tem mestrado em nutrição médica pela Columbia University e estudou terapia cognitivo-comportamental no Beck Institute, é o autor de A dieta do arquétipo . Nele, ela identifica quatro arquétipos que ela usa para ajudar os clientes a decodificar gatilhos emocionais e padrões alimentares e potencialmente até mesmo sua composição corporal. Se você está tentando mudar sua dieta ou ganhar ou perder peso, ela diz que a comida é apenas uma parte da equação. No que ela está mais interessada: como pensamos sobre comida e como ela está ligada à nossa autoestima.

Perguntas e respostas com Dana James

P Qual é a dieta do arquétipo e quais são os diferentes tipos? UMA

Desenvolvi os quatro arquétipos femininos para ajudar a desestigmatizar a gordura corporal. Eu queria que as pessoas soubessem que a gordura corporal não era algo para rejeitar. Em vez disso, pode ser uma maneira de ler potenciais desequilíbrios hormonais e descobrir pensamentos subconscientes que levam a um comportamento aparentemente auto-sabotador.

A gordura corporal é direcionada sob a influência de hormônios – a saber, insulina, estrogênio e cortisol. E descobri que diferentes tipos de dietas afetam esses níveis hormonais e onde e como armazenamos gordura corporal.

Mulheres diferentes também precisam de vocabulário diferente quando querem iniciar e sustentar a mudança. Você não diria a um comedor compulsivo para comer tudo do prato, assim como não aconselharia alguém com histórico de comer menos a comer menos. No entanto, damos às mulheres as mesmas dicas comportamentais condescendentes: coma em um prato pequeno, escove os dentes ou masque chiclete em vez de comer. Isso raramente é um meio eficaz de perder peso, porque a razão por que ela come demais ou pula refeições não foi abordada.

Os quatro arquétipos femininos ajudam a fechar essa lacuna. Eles são baseados em medicina funcional, bioquímica nutricional, psicologia e filosofia junguiana. No centro disso, onde uma mulher obtém sua autoestima, provoca certos comportamentos – incluindo comportamentos alimentares – que podem influenciar os hormônios e a distribuição de gordura corporal.

Os arquétipos femininos que identifiquei em minha prática são:

Nutridor: valoriza-se por estar sempre lá para os outros. Seu maior medo é que ela não seja necessária. Ela muitas vezes se desprioriza em favor das necessidades de outras pessoas, percebidas ou não. Muitas vezes ela rejeita a ajuda de outras pessoas, em parte porque acredita que esse é o seu papel e em parte porque não sabe receber. Por se sentir bem cuidando dos outros, ela não percebe o preço que essa falta de autocuidado está causando em seu corpo físico até chegar ao ponto de exaustão. Ela muitas vezes se encontra procurando alimentos de conveniência porque está cansada e precisa se confortar. Esses alimentos de conforto podem fazer com que a insulina e o estrogênio aumentem, resultando no armazenamento de gordura corporal em todo o corpo e particularmente na parte superior das coxas e nos braços. Ela é o arquétipo mais suscetível à dominância de estrogênio, doenças autoimunes, problemas de tireóide e fadiga crônica.

Mulher Maravilha: fontes sua auto-estima de sucesso e realização. Seu maior medo é que ela se torne irrelevante. Para evitar isso, ela priorizará seu trabalho em relação a outras áreas de sua vida para que seja indispensável. Ela muitas vezes pula refeições, não intencionalmente, mas porque sua agenda é muito apertada: se uma reunião se esgota, ela perde a chance de comer. Ela é uma comedora de recompensas e bebedora, largar aquela taça de vinho todas as noites é um desafio. O cortisol é seu hormônio dominante, e isso pode levar à gordura da barriga, ansiedade, sensibilidade alimentar, sensação de cansaço, constipação e fadiga.

Mulher fatal: fontes sua auto-estima de sua aparência. Seu maior medo é que ela seja descartada como um brinquedo quebrado se não for bonita o suficiente. Para evitar que isso aconteça, ela se fixa em sua aparência física. Ela está constantemente em dieta porque acredita que um corpo mais magro é melhor. (Não é, mas essa é a crença dela.) Ela tende a ter um relacionamento disfuncional com a comida. Ela muitas vezes restringe a comida e pode, então, ficar frustrada. O que ela precisa desenvolver é uma relação mais pacífica com a comida (e consigo mesma). Ela tende a ter muito medo de muitos alimentos benéficos, como frutas e carboidratos ricos em amido, que apóiam sua resiliência emocional e física.

Etéreo: gosta de ser diferente. Ela é altamente imaginativa e criativa. Quando criança, ela aprendeu a se refugiar em seu mundo interior porque era vista como a garota estranha na escola. Essa introspecção a tornou altamente sintonizada com as emoções de outras pessoas. No entanto, ela nem sempre consegue discernir quais emoções são dela e quais são de outras pessoas. Isso pode fazer com que ela se sinta deprimida, dispersa e emocionalmente sobrecarregada. A Etérea pode se perder em seu trabalho criativo, muitas vezes esquecendo de comer. Ela tende a ser magra e esbelta. Ela tende a sofrer de problemas digestivos, constipação, inchaço, mau humor, incapacidade de se concentrar e baixo estrogênio.

Você pode fazer um teste no meu site para descobrir seu arquétipo aqui .


P Existe um equilíbrio ideal? UMA

Nenhum arquétipo é melhor que outro. Cada arquétipo opera em um espectro que vai do equilíbrio emocional e físico (a coroa) ao desequilíbrio crônico. É aqui que os comportamentos de uma mulher são impulsionados por seu subconsciente e estão aparecendo em seu corpo, desde ganho de peso até fadiga, problemas hormonais, desequilíbrios de humor e distúrbios digestivos. Quanto mais ela alimenta sua crença arquetípica de que é digna por causa de algo que faz ou de sua aparência, mais desequilibrada ela fica. Mas quando ela dissolve a crença de que é valiosa por causa de algo externo, ela para de buscar validação de uma fonte externa e sua mente tem espaço para assumir os atributos positivos dos outros arquétipos. Quando ela faz isso, ela sobe à coroa para encarnar uma mulher inteira. Ela aprendeu a nutrir todos os aspectos de ser mulher e sabe exatamente quais características usar e quando. Por exemplo, ela pode aproveitar a força da Mulher Maravilha quando precisa dizer não, a compaixão da Nutridora quando tenta se julgar, a sedução da Mulher Fatal quando está com seu parceiro e a intuição do Etéreo. quando ela está indecisa.

Às vezes, as mulheres não querem ser seu arquétipo porque, negativamente, a Nutridora pode ser codependente, a Mulher Maravilha controladora, a Femme Fatale manipuladora e a Etérea dispersa. No entanto, você pode ser seu arquétipo e não exibir essas características quando estiver na coroa. Mas se você está usando esses traços negativos para conseguir o que quer, você quer ser honesto sobre por que os está usando em vez de se basear nos atributos positivos do seu arquétipo.

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P Esses arquétipos são uma expressão de quem realmente somos ou são informados por como fomos criados? UMA

Os arquétipos são inteiramente dependentes de como fomos criados. Não nascemos assim. Pegamos experiências de nossa infância e acreditávamos que seríamos mais amados e aceitos se fôssemos X (insira bonito, inteligente, carinhoso ou diferente). Inconscientemente acreditávamos que nosso amor paterno era condicional e quanto mais fazíamos X, mais amor e atenção acreditávamos receber. Às vezes isso era verdade, e nossos pais inconscientemente vinculavam nossa autoestima a um fator externo, pois nos encorajavam a nos tornarmos versões melhores de nós mesmos. Em muitos casos, no entanto, foi nossa interpretação errônea acreditar que seríamos mais amados se fizéssemos X.

Vou compartilhar a história de um cliente: quando Susie tinha quatro anos, seus pais se separaram e ela se mudou de Nova York para a Europa com a mãe. Seu pai era alcoólatra e jogador, e sua mãe não queria que sua filha fosse criada naquele ambiente. Susie e sua mãe foram morar com a tia e os primos de Susie. Susie adorou a conexão e a família estendida. Sua mãe, curada de seu divórcio, uniu-se intimamente a Susie. Susie se sentiu muito amada e segura. Vários anos depois, a mãe de Susie conheceu um homem muito rico e bonito. A mãe de Susie não contou a Susie por mais de um ano que ela estava namorando esse novo homem. Susie sentiu a desconexão emocional e física de sua mãe e não entendia o porquê. Susie se sentiu rejeitada e pensou que devia ter feito algo errado. Por volta da mesma idade, Susie foi visitar seu pai em Nova York. Ela recebeu muitos elogios por ser uma garota bonita de seu pai e amigos do pai. Susie concluiu que ser bonita era como você chamava atenção. Susie se tornou a Femme Fatale.

Em meu trabalho com Susie, apontei a falha em sua percepção. A ferida de Susie era porque sua mãe não se comunicava com ela, não porque sua mãe a amava menos. Pedi a Susie para falar com sua mãe sobre o que aconteceu durante esses anos. Sua mãe explicou que queria Susie em um ambiente doméstico seguro e precisava ter certeza de que esse homem era o parceiro certo para ela e uma figura paterna de apoio para Susie (o que ele era). A mãe de Susie pediu desculpas por não compartilhar o que estava acontecendo e não saber da perda que Susie sentiu. Ao reparar esse vínculo maternal, Susie foi capaz de deixar de lado sua necessidade de ser validada em sua aparência.


P Como as crenças subconscientes podem informar nossa alimentação e nosso peso? UMA

Crenças subconscientes informam nosso comportamento, incluindo comportamento alimentar e escolhas alimentares. Essas escolhas alimentares alteram os hormônios que influenciam a distribuição da gordura corporal. Veja a Mulher Maravilha: Sua crença subconsciente é que ela é valiosa porque é inteligente e bem-sucedida. Ela erroneamente acredita que o sucesso é linear. Quanto mais ela trabalha, mais bem-sucedida ela acredita que será. Seu hormônio do estresse, o cortisol, está em alta. Ela costuma estar muito ocupada para comer durante o dia, então acaba pulando refeições e pegando uma barra energética. Ela está faminta quando chega em casa. Ela se serve de uma taça de vinho e pede comida para viagem. Finalmente, uma chance de relaxar. Ela não comia muito durante o dia, então justifica um deleite noturno – normalmente chocolate amargo. É a recompensa dela por passar o dia. Ela quer dormir, mas está com fio. Ela responde e-mails antes de dormir e percorre as mídias sociais (a máquina caça-níqueis moderna) para ter certeza de que não está perdendo nada. Seu cortisol ainda está sobrecarregado e ela está armazenando gordura na barriga do excesso de cortisol. Os reequilibradores de cortisol – sono, meditação, exercícios e sexo – estão acontecendo cada vez menos porque ela não consegue se desligar. Sua gordura da barriga parece resistente à dieta. Ela está frustrada, o que torna tudo pior. E onde tudo começou? Com sua crença de que ela é valiosa porque é bem-sucedida.

O fluxo se parece com isso e pode ser aplicado a todos os quatro arquétipos:

Fonte da autoestima > Mudança no comportamento > Mudança no comportamento alimentar > Mudança nos hormônios > Mudança no armazenamento de gordura


P Como você ajuda os clientes a processar os gatilhos emocionais para deixar de lado as coisas que não os servem? UMA

Eu uso um processo de reprogramação 6-R baseado em medicina funcional e terapia cognitivo-comportamental. 6-R é um acrônimo para:

    RESTAURARseu cérebro através da dieta, sono, movimento, meditação e correntes sonoras. RECONHECERsuas experiências de infância que fizeram com que você acreditasse que precisa fazer algo ou parecer de uma certa maneira para ser amado e validado. REINTERPRETAR:Altere sua percepção dessas memórias, que foram formadas pelas lentes emocionais de uma criança. Dissolva a vergonha e o julgamento que você atribuiu a essas memórias. LIBERAR:Libere energeticamente a dor ligada a essas memórias através da respiração consciente e da técnica de liberdade emocional, uma modalidade que utiliza a técnica de acupressão e terapia de aceitação para dispersar o resíduo emocional dessas memórias. RELIGAR:Quebre os hábitos desvinculando a associação entre o gatilho e a resposta. Os hábitos geralmente são apenas estratégias de enfrentamento para a crença falha de que você é valioso por causa de algum fator externo. O copo de vinho noturno da Mulher Maravilha é um exemplo disso. REVIVER:Cultive os atributos positivos dos outros arquétipos, que você pode ter historicamente despriorizado. É aqui que você aprende a incorporar os outros arquétipos e ascender à coroa. Ao dissolver suas inseguranças, agora você pode se conectar em um nível mais profundo e íntimo consigo mesmo e com os outros. Você sente uma sensação de plenitude e completude. Você se sente livre para ser você.

P Qual é a sua equação de perda de peso? Quanto é calórico, quanto é hormonal e quanto é emocional? UMA

A equação da perda de peso é:

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Mudança de peso = comida + movimento + hormônios + inflamação + microbioma intestinal + sono + medicação + genes + emoções não expressas + vergonha

A importância de cada um varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, uma mulher que trabalha no turno da noite terá mais problemas com o sono do que uma mulher que dorme oito horas por noite. Uma mulher que domina a alimentação e o exercício pode precisar examinar as emoções não expressas e a vergonha, enquanto uma mulher que fez o trabalho interior e esperava que seu corpo seguisse sua mente independentemente do que ela come pode precisar examinar sua dieta e com que frequência ela exercita. Se uma mulher quer perder peso, sugiro que ela analise cada um desses fatores e os investigue. Muitas vezes, ela precisará da ajuda de um praticante de medicina funcional, naturopata ou terapeuta para orientá-la.


P Que tipo de dieta você sugere para as mulheres que estão tentando perder peso? UMA

Há uma arte na perda de peso e as sutilezas fazem uma diferença profunda. Minha orientação geral é comer 75% à base de plantas com o restante como proteína animal limpa. O tamanho das porções conta quando você quer perder peso, mesmo que não queiramos ouvir isso. Mas dentro dessa diretriz geral há uma enorme variabilidade – quanta gordura, vegetais e carboidratos ricos em amido você pode comer? Você pode comer manteigas de nozes e usar abacate em todas as refeições? Quanta batata doce você pode comer? E os grãos e leguminosas? As diretrizes gerais são úteis, mas isso é tudo o que são. As diretrizes gerais não são uma fórmula de perda de peso, pois a perda de peso é muito complexa. Para tentar simplificar um pouco, criei dietas específicas para cada um dos arquétipos para incorporar os componentes hormonais, inflamatórios e do microbioma intestinal da equação. As diretrizes de refeição de cada arquétipo têm diferenças sutis porque a dieta visa certos desequilíbrios no corpo físico do arquétipo.

Aqui estão algumas dicas alimentares para cada um dos arquétipos:

Nutridor: Siga mais uma dieta de estilo paleo, mas mantenha a carne vermelha e nozes no mínimo, pois elas são energeticamente densas demais para o Nutridor. Em vez disso, a proteína deve vir de peixes, ovos orgânicos e sementes de cânhamo. As nozes podem ser substituídas por sementes, como sementes de girassol e abóbora. Evite manteigas de soja, laticínios e nozes. Coma pelo menos um vegetal crucífero diariamente para ajudar a metabolizar o estrogênio e regular os níveis de insulina.

Mulher Maravilha: Siga mais uma dieta mediterrânea, mas limite os carboidratos ricos em amido, como batata roxa, arroz integral e grão de bico, a ¼ de xícara no almoço e no jantar. Isso ajuda a facilitar a perda de gordura para a Mulher Maravilha, mantendo seu hormônio da tireoide ativado. Coma vegetais amargos diariamente para apoiar a desintoxicação do fígado. Evite glúten e laticínios, pois os níveis de estresse da Mulher Maravilha a tornam o arquétipo mais provável de ser sensível a esses alimentos. A carne vermelha alimentada com capim pode ser consumida uma vez por semana.

Mulher fatal: Como a Mulher Maravilha, a Femme Fatale pode comer uma pequena quantidade de carboidratos. Comer ¼ de xícara de carboidratos ricos em amido no almoço e jantar não fará com que você ganhe peso. Se você estiver se exercitando por mais de uma hora por dia, também precisará reabastecer com mais carboidratos ricos em amido. Faça as pazes com a ingestão de carboidratos ricos em amido. Eles não são o diabo. Na verdade, comer uma pequena quantidade de carboidratos ajuda a diminuir seus desejos e compulsão alimentar emocional.

Etéreo: Você precisa de mais carboidratos em sua dieta, pois eles ajudam a aumentar seus níveis naturalmente baixos de estrogênio, o que pode causar problemas hormonais e de humor. Uma dieta macrobiótica funciona bem para um etéreo. Você pode começar o dia com um café da manhã à base de carboidratos, como aveia embebida durante a noite ou torrada de abacate. Ocasionalmente, comer soja e laticínios orgânicos é bom para o Etéreo, desde que ele não tenha sensibilidade alimentar a nenhum deles. Nozes e carne vermelha alimentada com capim podem ajudar a apoiar os baixos hormônios sexuais do Ethereal.

Minha esperança é ajudar as mulheres a entender mais seu corpo. E orientá-los em direção ao plano alimentar mais favorável, enquanto observam mais de perto seus pensamentos e comportamentos não favoráveis.


Dana James é nutricionista de medicina funcional, terapeuta cognitivo-comportamental e autora de A dieta do arquétipo: recupere sua autoestima e mude a forma do seu corpo. Ela tem mestrado em nutrição médica pela Columbia University e recebeu seu treinamento em terapia cognitivo-comportamental do Beck Institute.


As opiniões expressas neste artigo pretendem destacar estudos alternativos. Eles são os pontos de vista do especialista e não representam necessariamente os pontos de vista do goop. Este artigo é apenas para fins informativos, mesmo se e na medida em que apresenta o conselho de médicos e médicos. Este artigo não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico.