Fatos de fibra: o que é fibra afinal?

Fatos de fibra: o que é fibra afinal?

A fibra é uma mistura de muitas substâncias diferentes encontradas nas paredes das células vegetais e não é digerível pelo corpo humano. Entra e sai. Como pode uma substância que não conseguimos digerir (e, aliás, não tem valor nutricional) ser tão benéfica? Pode parecer loucura, mas uma vez dentro do seu corpo, a fibra faz coisas incríveis. O termo fibra dietética , quando listado em um rótulo nutricional, refere-se simplesmente à quantidade dessas substâncias indigeríveis em um produto alimentício específico. Dessa forma, você pode identificar um alimento rico em fibras.

Fibra se encaixa em duas categorias, insolúvel e solúvel, dependendo de sua capacidade de dissolver (ou não dissolver) em água. Alguns alimentos contêm Ambas fibras solúveis e insolúveis, enquanto outras predominam em apenas uma. A chave é comer uma variedade de alimentos ricos em fibras todos os dias e receber os efeitos benéficos de ambos os tipos.

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Fibra solúvel

A fibra solúvel em água dissolve-se facilmente em água. Tecnicamente falando, as fibras solúveis incluem pectinas, gomas e mucilagens. É óbvio, no entanto, que esses termos não serão de nenhuma ajuda para você em sua mercearia. Traduzido em terminologia de comida real, você encontrará fibra solúvel no seguinte:

  • Aveia
  • arroz castanho
  • Cevada
  • Farelo de aveia
  • Feijões e ervilhas secos
  • Centeio
  • Sementes
  • Legumes (especialmente cenoura, milho, couve-flor e batata-doce)
  • Frutas (especialmente maçãs, morangos, laranjas, bananas, nectarinas e peras)

Por que toda a comoção? Bem, para começar, os alimentos ricos em fibras solúveis demonstraram ajudar a diminuir o colesterol no sangue, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas. Outro benefício vem de sua capacidade de retardar a absorção de glicose (açúcar no sangue), o que pode, por sua vez, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Fibra Insolúvel

O tipo de fibra que não se dissolve facilmente em água é chamado de insolúvel em água. A fibra insolúvel inclui lignina, celulose e hemicelulose. Mais uma vez, convertidos em termos alimentares compreensíveis, estamos falando do seguinte:

Nutri-Speak

Diverticulose é uma doença ou condição em que pequenas bolsas (chamadas divertículos) se formam na parede do cólon. A condição geralmente não apresenta sintomas, mas quando as bolsas ficam infectadas ou inflamadas, pode ser dolorosa. Quando isso acontece, a condição é conhecida como diverticulite, que pode causar febre, dor abdominal e diarreia.

  • Farelo de trigo
  • farelo de milho
  • Trigo inteiro pães e cereais
  • Frutas
  • Legumes (especialmente batatas com pele, pastinaga, feijão verde e brócolis)

Como você pode ver, alguns alimentos são mencionados em ambas as listas, indicando que fornecem tanto e fibra insolúvel.

A fibra insolúvel é a principal responsável por acelerar o tempo de trânsito intestinal, juntamente com o aumento e amolecimento das fezes. Em outras palavras, a fibra insolúvel é responsável por mover as coisas. Além de promover a regularidade, a fibra insolúvel demonstrou diminuir o risco de hemorroidas e diverticulose .

Superestimado-Subcozido

Só porque um alimento parece saudável não significa necessariamente que seja. Alguns muffins de farelo são carregados de gordura e açúcar – certamente não valem a pequena quantidade de fibra que fornecem.

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Reduzindo seu nível de colesterol

Se o seu colesterol tende a ser um pouco alto, ou você apenas gostaria de manter um número já baixo, você pode querer aumentar seu nível de colesterol. fibra solúvel . Demonstrou-se que as fibras solúveis se ligam ao colesterol e o puxam para fora do corpo. Frutas, vegetais, legumes, aveia e todos os alimentos feitos com farelo de aveia podem, portanto, reduzir o risco de doenças cardíacas e arteriais, diminuindo o colesterol no sangue. Outro pensamento é que alimentos ricos em fibras podem substituir alguns dos alimentos ricos em gordura e entupidores de artérias em sua dieta – um duplo impacto!

Sentindo-se mais cheio com menos comida

Você já se sentiu como se um prato devegetaisexpandiu em seu estômago depois que você comeu? Pois é! Comer alimentos ricos em fibras pode fazer você se sentir satisfeito porque eles absorvem água e incham dentro de você. Você também pode se sentir satisfeito por mais tempo se escolher uma refeição com alguma fibra solúvel. Ao contrário da fibra insolúvel, que move rapidamente os alimentos pelo corpo, a fibra solúvel tende a permanecer por um tempo, mantendo-o satisfeito e satisfeito.

Isso significa que você vai perder peso comendo muita fibra? Isso acontece se você comer esses alimentos em vez das coisas com alto teor de gordura e alto teor calórico. Se você comê-los além de toda a junk food, sua chance de ficar magro é pequena.