Fazendo com que os adolescentes comam direito

Fazendo com que os adolescentes comam direito

Eles são o que comem...
Seus cérebros e ossos estão crescendo como loucos, mas a média de 16 anos de idade passa pouco tempo pensando em vitaminas e nutrientes. Com 30% dos adolescentes agora acima do peso e muitos mais envolvidos em uma alimentação “desordenada” (anorexia, bulimia), há uma maior conscientização sobre a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis. Ainda assim, é difícil conseguir mudanças, como os distritos escolares do Texas e da Califórnia estão descobrindo. Esses dois estados estão entre os que recentemente promulgaram proibições de máquinas de junk food dentro ou perto de lanchonetes. Embora as autoridades de saúde elogiem esses esforços, muitos adolescentes simplesmente responderam esgueirando-se do campus para as lojas de conveniência locais para comprar o que não conseguem encontrar no refeitório.

'O almoço para mim é batatas fritas, refrigerante, talvez um taco de sorvete de chocolate', disse Nicole Talbott, estudante da Fremont High School, em Oakland, Califórnia, ao New York Times. 'Isso é tudo que eu gosto de comer - as coisas ruins.'

Legisladores e educadores estão lutando contra a obesidade na adolescência porque os maus hábitos alimentares têm sido associados a uma série de problemas de saúde, desde o desenvolvimento de diabetes tipo 2 até o aumento de fatores de risco para doenças cardíacas. Enquanto milhões são gastos pela indústria alimentícia para comercializar fast food para consumidores jovens, o governo federal investiu muito menos dólares para promover hábitos alimentares saudáveis, como a necessidade de comer cinco porções de frutas e vegetais diariamente. Os pais, preocupados com a gravidez na adolescência ou o uso de drogas, muitas vezes relutam em brigar com um adolescente por causa de um saco de Doritos.

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... Então, ajude-os a comer 'saudável'
FamilyEducation.com pediu à nutricionista e mãe de quatro filhos, Connie Roberts, M.S., R.D., L.D., algumas sugestões sobre como incentivar a alimentação saudável por adolescentes sem se envolver em discussões intermináveis. (Nota: Roberts não apenas oferece conselhos como profissional, mas como mãe cuja ninhada em crescimento – seu quinto filho deve nascer em setembro – inclui dois adolescentes!)

Lembre-se que as crianças podem ser preguiçosas com a comida
Uma das grandes atrações da junk food é sua acessibilidade e portabilidade 'pegar e ir'. Roberts observou que uma melancia não cortada na geladeira permanece intocada, enquanto as fatias pré-cortadas deixadas na mesa da cozinha serão rapidamente devoradas. Aproveite o tempo para cortar frutas e legumes para crianças ou compre pré-embalados.

Se possível, embale seu almoço ou faça com que ele embale seu próprio
A probabilidade de que o almoço consista em batatas fritas e refrigerante é bastante reduzida se uma sacola for feita em casa. Se seu filho ou filha superou o PB&J, ele ou ela pode ficar feliz em levar um wrap de burrito caseiro ou restos de caçarola para a escola. A maioria dos adolescentes concorda em comer pelo menos um ou dois tipos de frutas ou vegetais. Pimentões vermelhos fatiados, tomates cereja, cenouras e maçãs verdes são geralmente escolhas populares.

Não proíba todas as junk food, mas ofereça muitas opções de comida em casa
Roberts não compra refrigerantes ou sucos de frutas para consumo doméstico, mas também não proíbe toda junk food, raciocinando que, se o fizer, se tornará uma 'fruta proibida'. Em vez disso, ela tenta oferecer uma variedade de opções, muitas vezes servindo frutas e legumes em estilo buffet. O apelo visual e a escolha de diferentes vegetais cortados, dip e tortilla chips servidos em um prato atraente são uma alternativa mais convidativa para uma porção de brócolis cozido.

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Converse com adolescentes (especialmente meninas) sobre o teor de gordura
Tanto os adolescentes quanto os adultos costumam ficar confusos sobre o teor de gordura nos alimentos. Muitas adolescentes preocupadas com o peso tentam evitar a gordura, mas comem alimentos processados ​​e altamente açucarados que são classificados como 'sem gordura'. Roberts sugere usar essa explicação simples como uma forma de ajudar os adolescentes a entender a importância de evitar esses alimentos: 'Quando você come mais do que precisa de uma só vez, diga uma tigela enorme de macarrão com baixo teor de gordura ou biscoitos açucarados sem gordura, mas tem muitas calorias do açúcar, o corpo diz 'não preciso de tudo isso agora'. Ele não precisa queimar todas essas calorias para obter energia, então armazena as calorias extras como gordura.'

Na verdade, os adolescentes precisam de gordura em sua dieta. Pequenas quantidades de nozes ou mistura de trilha são ótimas alternativas para biscoitos ou batatas fritas sem gordura na hora do almoço.

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Faça com que os adolescentes cozinhem o jantar (e evitem pratos!)
Roberts descobriu que seus filhos adolescentes gostam mais de preparar comida do que de limpar a cozinha, e o bônus adicional é que eles se tornam 'alfabetizados em comida' enquanto preparam uma refeição para a família. “Meu filho mais velho agora corta abobrinha em molho de tomate”, observa Roberts. 'Muitas vezes vamos a um mercado local de comida ao ar livre para experimentar coisas novas como dakon, um vegetal de raiz usado na culinária asiática.'

Roberts também descobriu que ter adolescentes por perto na cozinha torna mais fácil para eles se abrirem e falarem sobre as atividades do dia.

“Portanto, há muitas outras razões para fazer isso além da nutrição”, ri Roberts. 'É nutrição em sua capacidade mais ampla possível!'