Um guia para as melhores massas sem glúten

A massa sem glúten percorreu um longo caminho desde os primeiros anos. E as razões pelas quais podemos querer comer massas alternativas também evoluíram. O que antes era um mercado estreito para pessoas com doença celíaca cresceu exponencialmente e atraiu o campo paleo, os propensos ao intestino permeável, os curiosos, as pessoas que só querem tentar comer menos trigo e as pessoas que simplesmente não conseguem o suficiente de grão de bico.

As massas de grãos sem glúten OG (à base de arroz, milho e quinoa) melhoraram significativamente em termos de sabor e textura. As massas à base de leguminosas da nova escola são mais ricas em proteínas, e algumas pessoas preferem o sabor. Ainda existem algumas iterações menos do que desejáveis ​​que tentamos, mas seriamente não conseguimos encontrar uma massa de ervilha verde que recomendamos. (Opiniões divergentes são bem-vindas.) Mas no geral, muitas das massas alternativas nos surpreenderam: elas são boas.

No entanto, mesmo as melhores opções de massas sem glúten têm suas peculiaridades. Como não são massas à base de trigo, faz sentido que se comportem um pouco diferente quando cozidas. Por isso, criamos algumas diretrizes de massas GF e coletamos nossas escolhas de massas, notas de degustação, sugestões de servir e algumas informações nutricionais.

As regras

1. Use uma panela grande o suficiente e sempre erre no lado al dente.

A textura é a maior reclamação que ouvimos sobre massas sem glúten, especificamente moleza. Em nossa experiência, o principal culpado é usar uma panela muito pequena de água e/ou cozinhar demais a massa. Primeiro, certifique-se de usar um grande caldeirão cheio de água salgada do oceano. Dessa forma, a massa terá espaço suficiente para se movimentar, o que significa até cozinhar em água bem temperada.

Para obter um cozimento perfeito, tente cozinhar sua massa cerca de dois minutos a menos do que a caixa indica. Isso é especialmente importante quando você está terminando sua massa no estilo restaurante, cozinhando-a em seu molho. (Para que conste: faça assim.)

2. O polêmico enxágue e um pouco de azeite.

As avós italianas de todo o mundo vão balançar a cabeça para este. Nós sabemos, nós sabemos! Vai contra Deus e anos de tradição de massas. Mas aqui está a coisa: essas massas sem glúten são uma fera completamente diferente, e você tem que deixar de lado o conselho de Nonna. Lavar a massa de trigo após a fervura é uma má ideia porque você está lavando os amidos que ajudarão seu molho a grudar lindamente no macarrão. Os amidos em massas sem glúten não são desejáveis ​​nem importantes e, na maioria das vezes, levam à gomosidade. O enxágue com água fria após coar também impede que o macarrão continue a cozinhar, o que é crucial, pois as massas sem glúten não perdoam quando cozidas demais, nem um pouco.

Após um rápido enxágue frio, misture o macarrão sem glúten com um pouco de azeite para evitar que o macarrão grude. Em seguida, adicione-os ao molho de sua preferência com uma pitada de sal para finalizar (já que você tende a perder um pouco do tempero no enxágue).

3. Abrace os sabores dos ingredientes da massa alternativa.

Algumas dessas bases alternativas de massas são neutras em sabor (como arroz, quinoa, batata), e essas massas podem funcionar perfeitamente com qualquer molho. Mas algumas bases de massas alternativas são decididamente assertivas em seu sabor (como milho, trigo sarraceno, grão de bico), e descobrimos que é melhor trabalhar com esses sabores do que contra eles. Pode significar rachar aberto A Bíblia do Sabor para ideias de harmonização, mas fará seu jantar celebrar sabores em vez de mascará-los, e isso é sempre muito mais delicioso.

O teste de sabor

As melhores massas sem glúten que têm gosto de macarrão

Esses foram os nossos vencedores com base apenas no gosto - na verdade, eles quase nos enganaram. Como essas massas – com o salto al dente e a mastigação pela qual o glúten é famoso – podem ser isentas de glúten? Essas marcas usam habilmente amidos de milho, batata, arroz ou tapioca para obter esse efeito textural delicioso. Estes são ótimos se você está apenas tentando evitar o glúten, mas realmente quer macarrão, ou se você quer uma opção sem glúten que você pode passar por um comedor exigente.

  1. GAROFALO MILHO, ARROZ, QUINOA SEM GLÚTEN CASARECCE

GAROFALO MILHO, ARROZ, QUINOA
CASARECCE SEM GLÚTEN

Adoramos essa massa no formato de casarecce. Quando cozido al dente, tem uma mastigação agradável que imita quase perfeitamente a massa de trigo, graças ao milho e à quinoa. A forma e a textura o tornam bom para segurar um molho rico e obter aquela camada superior crocante em um mac 'n' cheese sem glúten.

  1. CANETAS LISTRADAS BIONATURAE SEM GLÚTEN

BIONATURA
SEM GLÚTEN
MACARRÃO PENNE

Esta massa orgânica tem um sabor neutro agradável, para que você possa combiná-la com os clássicos. A textura parece resistente, mas não pesada, como muitas massas sem glúten. Isto é ideal para um molho rico, como ragù de peru.

  1. FETTUCCINE DE FARINHA DE AMÊNDOAS CAPELLO

FETTUCCINE DE FARINHA DE AMÊNDOAS CAPPELLO

Cappello's nos foi recomendado por um conhecedor sem glúten. Ela disse que era o melhor, e ela estava certa. É facilmente a massa fresca sem glúten mais deliciosa que experimentamos. Por ser massa fresca (você pode encontrá-la no corredor do freezer), tem ovos, que combinados com a farinha de amêndoa dão a essa massa uma quantidade significativa de proteína, fibra e ferro. E como o Cappello's usa amido de tapioca em vez de, digamos, arroz ou milho, essa massa não contém grãos e é paleo. Realmente tem gosto de macarrão comum, então você não pode errar. Além disso, a Cappello's vende folhas de massa perfeitas para lasanha sem glúten.


as melhores massas de grãos sem glúten

Essas massas de grãos sem glúten são ótimas porque todas têm um ou dois ingredientes, o que significa que não há conservantes ou enchimentos estranhos. Os principais ingredientes aqui – milho, trigo sarraceno e arroz – dão um sabor e/ou textura ligeiramente diferente do que você pode estar acostumado com macarrão, mas ainda são altamente versáteis e dignos de um lugar em sua despensa sem glúten.

  1. O FETTUCCINE DE MILHO VENEZIANO

O FETTUCCINE DE MILHO VENEZIANO

Experimentamos essa massa no estilo fettuccine e em uma forma pequena chamada ditalini. Ambos eram deliciosos e saltitantes, e transmitiam uma doçura agradável do milho. Esse sabor de milho doce seria ótimo nesta receita salgada e brilhante de Melissa Clark para amêijoas com ervas e limão. E se você decidir dobrar os flocos de pimenta vermelha – ou adicionar um pouco de serrano fatiado fresco – para um chute extra, não ficaríamos bravos com isso.

  1. ESPAGUETE DE ARROZ INTKYADA

ESPAGUETE DE ARROZ INTKYADA

Aqui está o padrão-ouro da massa de arroz integral. Além de fornecer algumas proteínas e vitaminas do complexo B, essa massa não é frágil, como muitas vezes a massa de arroz pode ser. Essa ótima textura o torna um candidato a molhos mais espessos. É brilhante quando usado em nossa receita de macarrão frio dan dan: o macarrão mastigável com molho de amendoim cremoso, pepino crocante e ervas macias simplesmente funciona.

RUSTICHELLA D'ABRUZZO TORTIGLIONI DE TRIGO mourisco

Este sabor de trigo sarraceno pode ser o mais assertivo dos três. Trabalhar contra isso não resultará em nada delicioso, mas trabalhar criativamente com isso. Você certamente poderia ir ao estilo soba e usar alguns ingredientes da despensa japonesa para fazer uma salada fria de macarrão com gergelim, cebolinha, edamame e furikake. Ou você pode seguir a rota do norte da Itália. A massa de trigo sarraceno é um prato popular de inverno naquela região, onde é servida com molhos cremosos e vegetais picantes – como repolho, couve, cogumelos e cebolas – que realçam o sabor profundo e terroso do trigo sarraceno.

bebê respirando com a boca aberta
  1. RUSTICHELLA D

RUSTICHELLA D'ABRUZZO TORTIGLIONI DE TRIGO mourisco

Este sabor de trigo sarraceno pode ser o mais assertivo dos três. Trabalhar contra isso não resultará em nada delicioso, mas trabalhar criativamente com isso. Você certamente poderia ir ao estilo soba e usar alguns ingredientes da despensa japonesa para fazer uma salada fria de macarrão com gergelim, cebolinha, edamame e furikake. Ou você pode seguir a rota do norte da Itália. A massa de trigo sarraceno é um prato popular de inverno naquela região, onde é servida com molhos cremosos e vegetais picantes – como repolho, couve, cogumelos e cebolas – que realçam o sabor profundo e terroso do trigo sarraceno.

As melhores massas de legumes sem glúten

As massas leguminosas tomaram conta do jogo das massas sem glúten. É inteligente: fazer macarrão com ingredientes tão nutritivos e virtuosos. Mas nem sempre é bem executado. Em nosso teste de sabor, esta categoria teve alguns dos melhores e piores no geral. Nossos três favoritos, no entanto, são deliciosos, nutritivos e fáceis de cozinhar.

  1. BARILLA Grão-de-bico ROTINI

BARILLA Grão-de-bico ROTINI

Barilla é nutritiva – a massa tem muita fibra e proteína – que gostamos de nos lembrar quando estamos em nossa segunda porção. Quando cozido al dente, a textura é ótima, mas definitivamente tem gosto de grão de bico. E tudo bem! Gostamos de equilibrar essa riqueza de nozes combinando-a com algo picante, como esta receita fácil de macarrão com chouriço durante a semana, ou algo picante e herbáceo, como pesto de couve.

  1. PANCADA! MASSA ESPAGUETE DE LENTILHA VERDE

PANCADA! MASSA VERDE
ESPAGUETE DE LENTILHA

Esta massa de lentilha também é uma ótima fonte de proteína e fibra, e o sabor é mais neutro porque é feita com farinha de lentilha e quinoa. O macarrão mais longo fica especialmente bem quando cozido al dente, enxaguado e adicionado a um molho de frigideira simples para este carbonara ou aglio e olio limpos.

  1. EXPLORE A COZINHA FEIJÃO PRETO E FETTUCCINE DE GERGELIM

EXPLORE A COZINHA DO FEIJÃO PRETO
E FETTUCCINA DE GERGELIM

Não podíamos acreditar o quanto gostamos desses macarrão. Feijão preto e gergelim pareciam super bizarros para massas, mas a textura estava no ponto, com uma boa mastigação saltitante. Esses macarrão têm quase o dobro de proteínas e fibras do que as outras massas de leguminosas e uma quantidade significativa de cálcio. O sabor era surpreendentemente neutro, então você provavelmente poderia se safar com a maioria dos molhos, mas você pode começar com um pesto trapanese salgado ou de nozes ou limões caramelizados, azeitonas salgadas e rúcula apimentada.