Meus fundamentos de despensa: como um chef ayurvédico torna a culinária mais fácil (e mais ponderada)

Descobrimos a chef ayurvédica britânica Radhi Devlukia no Instagram: com suas receitas em vídeo para lattes de matcha de tahine gelado, erva-doce de açafrão carbonizado e hambúrgueres de abóbora japoneses (muitos musicados com intervalos de dança inspirados no TikTok), Devlukia faz a culinária parecer animada, divertida e muito delicioso. Há um segredo para isso, ela diz: esteja presente.

Agora morando em Los Angeles com o marido, Devlukia cria regularmente receitas de inspiração ayurvédica à base de plantas para muitas plataformas, incluindo ela local na rede Internet , e ela desenha o cardápio do restaurante vegano OmNom em Londres. Sua mentalidade levou anos para ser cultivada, ela diz: Eu sempre fui intrigada por cozinhar e adorava comer, obviamente, ela diz. Eu cresci em uma casa indiana em Londres – minha mãe e minha avó sempre foram cozinheiras incríveis – então, fosse um festival ou um aniversário, a comida era o centro de tudo. Embora eu tenha crescido bastante acima do peso quando era mais jovem, acabei chegando a um lugar onde queria ser mais saudável. Eu sabia que deveria haver uma maneira pela qual a comida pudesse curar meu corpo, onde eu não tivesse que cortar as coisas ou me privar de nada.

Devlukia estudou nutrição na faculdade e, há cerca de sete anos, começou a se concentrar em Ayurveda. Foi incrível aprender como certos alimentos reagem de maneira tão diferente em corpos diferentes, diz ela. Devlukia recebeu seu diploma de conselheira de saúde ayurvédica no ano passado. Eu me apaixonei pelo conceito de que cada coisa que fazemos – de comer a cozinhar até como preparamos nossos vegetais – pode afetar nossa digestão, às vezes até mais do que estamos comendo, diz ela. É a intenção com a qual comemos que é importante: se você está distraído enquanto come ou fala muito ou tem pensamentos negativos, tudo isso pode afetar sua digestão. Então, certifico-me de infundir energia consciente na comida. É nutritivo ter essa mentalidade enquanto estou cozinhando. Ter todas as ferramentas certas à mão abre espaço para essa atenção plena, diz Devlukia – aqui estão suas favoritas.

  1. 1

    A faca certa faz
    toda a diferença

    Um bom conjunto de facas faz você se sentir um chef quando entra na cozinha. E se você está cortando legumes, fatiando pão ou entrando em coisas difíceis, como abóboras e tubérculos, isso o torna mais eficiente.

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  2. dois

    Um liquidificador facilita a digestão

    Na Ayurveda, diz-se que as bananas podem criar muito muco, então uso abacate como base para fazer smoothies grossos, cremosos e ricos. Eu tenho uma receita no meu site com cacau cru, abacate e manteiga de amêndoa que é bastante indulgente, excitante e outra que combina abacate, carne de coco e abacaxi para algo mais tropical. Itens gelados podem retardar sua digestão. Eu sei que as pessoas gostam de frutas congeladas em smoothies, mas o ideal é usar frutas que você tem na sua cesta de frutas ou na geladeira. O princípio sem gelo é ótimo para se viver.

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  3. 3

    Os adaptógenos salvam o dia

    Todos os dias, tomo algum tipo de adaptógeno, como ashwagandha ou triphala, que é ótimo para a digestão. Se você teve uma noite com uma refeição pesada, a triphala pode realmente ajudar a recomeçar sua digestão.

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  4. 4

    Vá grande com tábuas de cortar

    Eu uso uma grande tábua de cortar o material sempre acaba rolando do lado dos pequenos. Eu gosto quando as cores da comida entram em uma tábua de madeira – parece usada, mas dessa maneira maravilhosamente rústica. É um visual legal.

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  5. 5

    Simplifique as saladas

    Eu amo isso para queijo, cenoura, beterraba. Às vezes, as saladas podem parecer muito para mastigar – ralar vegetais mais duros os torna mais fáceis de digerir.

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  6. 6

    Zest é realmente picante

    Comecei a usar um zester para assar há alguns meses e isso mudou minha vida. A casca de uma fruta – limão, lima, laranja – é mais potente e saborosa do que a própria fruta. Faço um creme de coco com laranja e caju para acompanhar muitos dos doces que faço. Eu também uso raspas para decoração - eu seco e a cor fica mais profunda.

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  7. 7

    As espátulas evitam o desperdício de alimentos

    Eu não gosto de desperdiçar comida. Sempre que eu fazia um molho ou tirava alguma coisa do Tupperware, minha mãe dizia: 'Você deixou tanto aí - há o suficiente para outra porção inteira!' último pedaço de comida deixado em um processador de alimentos, liquidificador ou panela. Obtenha uma variedade de tamanhos: os magros são ótimos para obter smoothies de liquidificadores.

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  8. 8

    Antiaderente tem que ser atóxico

    Eu absolutamente amo GreenPan: nada gruda neles, eles são lindos, têm um acabamento tão limpo por dentro e cores bonitas por fora, e não são tóxicos - o revestimento é derivado da areia. Se você está investindo em qualquer coisa, invista em um bom conjunto de panelas. Isso pode afetar o sabor da comida e também qualquer outra coisa que esteja entrando na sua comida.

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  9. 9

    Primeira coisa: água quente
    com pimenta preta

    Eu gosto da sensação da velha escola de uma chaleira no fogão. Todas as manhãs, quando acordo, tomo uma caneca de água quente com uma pitada de pimenta preta rachada. Isso realmente ajuda a estimular minha digestão. É uma ótima coisa para começar o seu dia - é o meu estímulo matinal.

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  10. 10

    Esmague suas especiarias à mão

    Tenho três gavetas cheias de especiarias na minha cozinha. Adoro comprá-los em sua forma natural - até minha pimenta preta é pimenta inteira para mais sabor. Às vezes eu esmago cardamomo em meus smoothies também. É mais um passo, mas procuro estar presente em cada passo do cozimento. Tudo está tão prontamente disponível agora, o que é ótimo se você estiver com pressa, mas eu gosto de ver toda a forma de especiarias e dividi-las eu mesmo. Também parece muito mais tradicional – é como meus ancestrais provavelmente faziam.

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Receita sem receita

Radhi's Date, Manteiga de Amêndoa e Lanches de Chocolate Amargo

Toda vez que quero um doce, abro uma tâmara e a recheio com manteiga de amêndoa e um pedaço de chocolate amargo.

  1. 1 xícara de manteiga de amêndoa, manteiga de caju, manteiga de pistache, manteiga de semente de girassol ou nozes picadas ou trituradas
  2. 15 a 20 tâmaras medjool
  3. ½ barra de chocolate amargo ou chocolate com frutas monge
  1. 1. Faça uma incisão cuidadosa em 1 lado da tâmara e retire o caroço.
  2. 2. Recheie com a manteiga de amêndoa (ou o recheio de sua preferência) com uma colher ou com os dedos.
  3. 3. Termine inserindo um pedaço de chocolate ou derreta-o por cima se estiver realmente se tratando!