Por que você não está perdendo peso

Apesar do que nos disseram há muito tempo e da quantidade generalizada de vergonha de alimentos e gordura em nossa cultura, o número na balança nem sempre é um simples reflexo do número de calorias que consumimos versus o número que queimamos. Na verdade, o estresse causado por dietas e exercícios extremos pode prejudicá-los completamente – e realmente causar ganho de peso. Muitas vezes, a verdadeira chave para perder o que pode ser a gordura da barriga indesejada e ganhar energia, clareza e um humor melhor está com seus hormônios, de acordo com a Bay Area. Dra. Sara Gottfried , a New York Times autor best-seller de A dieta de reposição hormonal e Mais jovem (que sai em março), entre outros livros sobre saúde da mulher.

Em sua prática de ginecologia e medicina funcional de vinte e cinco anos, Gottfried descobriu que a resistência à perda de peso é quase sempre baseada em hormônios nas mulheres. Aqui, ela explica os desequilíbrios hormonais que têm o maior efeito em nosso peso – para não mencionar nosso humor e felicidade – junto com o que fazer se os hormônios estiverem fora de controle, como redefinir seu metabolismo, quebrar vícios alimentares dolorosos sem culpa. , e as coisas mais importantes que todos nós devemos saber sobre hormônios – independentemente do nosso peso.

Uma sessão de perguntas e respostas com a Dra. Sara Gottfried

Q

Às vezes, a dieta e os esforços na academia simplesmente não compensam na balança – você acredita que a perda de peso se resume a uma caloria, uma caloria a menos?

UMA

maus espíritos em sua casa

Ah, eu estive totalmente lá, sentindo que nada funciona. Lutei com a perda de peso após o nascimento das minhas filhas. Aos 38 anos, fui ao meu médico, que me disse presunçosamente que a perda de peso é apenas um caso de matemática simples — basta comer menos e se exercitar mais. No começo me senti humilhada, mas depois fiquei com raiva, pois considerei que milhões de mulheres se sentem mal por esse equívoco comum, ou seja, que elas só precisam de mais autocontrole quando se trata de perda de peso. O que está totalmente errado.

Saí de seu escritório e fui ao laboratório para testar meus hormônios, pensando que eles estavam errados. Fiquei surpreso, porém, ao descobrir que meu cortisol, o principal hormônio do estresse, era três vezes o que deveria ser: cortisol causa depósitos de gordura na barriga, TPM e pavio curto. Minha insulina estava muito alta, o que fez meu açúcar no sangue alto (a insulina não estava fazendo seu trabalho principal, que é levar a glicose para as células). Minha leptina também estava bloqueada, me deixando faminto. Minha tireóide estava lenta, levando à perda de cabelo e retenção de líquidos. A lista continuou.

Então a solução foi consertar meus hormônios – e quando fiz isso, algo incrível aconteceu: não só perdi peso mais facilmente, como meu humor melhorou. Eu era mais generoso e paciente com meus filhos. Eu queria ir para a ioga à noite em vez do bar de vinhos. Me formei em terapia de casal! Eu me conectei novamente à minha natureza essencial de alegria. Minha visão diária não era mais determinada pela balança do banheiro e minha batalha do bojo eu tinha mais energia para coisas maiores.

Descobri que a hipótese de ingestão/exclusão de calorias foi amplamente refutada e continua sendo o maior equívoco que as pessoas têm sobre dieta e perda de peso. As calorias importam, mais para algumas pessoas do que para outras, mas os hormônios importam mais.

Depois de investigar a pesquisa, aprendi que 99% da resistência à perda de peso é hormonal. Descobri que a hipótese de ingestão/exclusão de calorias foi amplamente refutada e continua sendo o maior equívoco que as pessoas têm sobre dieta e perda de peso. As calorias importam, mais para algumas pessoas do que para outras, mas os hormônios importam mais. Quase todo mundo que luta com o peso também luta contra um desequilíbrio hormonal. Espanta-me como a perda de peso se torna fácil quando os hormônios estão de volta ao seu ponto ideal. Os hormônios controlam a eficiência com que uma caloria engorda.

A maioria das dietas não funciona para as mulheres, porque não abordam as causas hormonais que são as razões mais comuns para a resistência à perda de peso, como excesso de cortisol, bloqueio de insulina e/ou leptina, dominância de estrogênio, tireoide lenta, baixa testosterona, e problemas com o sistema de controle HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal). Lutei com cada uma dessas falhas hormonais e aprendi por tentativa e erro como corrigi-las rapidamente com medicina funcional: desenvolvi um protocolo de três etapas, começando primeiro com o redesenho do estilo de vida e preenchendo as deficiências nutricionais (etapa 1), administrando ervas terapias se os sintomas não desaparecerem (etapa 2) e, finalmente, adicionar hormônios bioidênticos se os desequilíbrios ainda existirem (etapa 3), mas nas doses mais baixas e pelo menor tempo possível.

Q

Qual é o desequilíbrio hormonal típico que nos faz manter ou ter problemas para perder peso?

UMA

Noventa por cento das vezes, acho que o principal hormônio que está fora de controle é o cortisol (que acaba atrapalhando outros hormônios também). Seu corpo produz cortisol em resposta ao estresse, mas a maioria de nós corre muito estressado, e nosso cortisol está desligado como resultado. Níveis altos ou desregulados de cortisol causam estragos ao longo do tempo, esgotando seus produtos químicos cerebrais felizes como a serotonina, roubando seu sono e fazendo você armazenar gordura – especialmente em sua barriga. O cortisol alto também está ligado à depressão, vício em comida e desejos de açúcar.

A causa raiz do desequilíbrio do cortisol é geralmente um eixo HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal) desregulado, que é o chefe de todos os seus hormônios:

Quando o HPA é regulado para cima, você produz muito cortisol, como eu fiz. Resultado? Top de muffin, sentindo que você está constantemente correndo de tarefa em tarefa, sentindo-se conectado, mas cansado, rapidez para raiva e irritabilidade, ganho de peso rápido.

Com o tempo, o HPA pode se queimar e se tornar regulamentado. Então você sente falta de resistência, tende a manter um ponto de vista negativo, pega resfriados com frequência e pode ter problemas de tireóide que melhoram brevemente antes de cair novamente.

Como a causa raiz geralmente é o HPA, a chave é redefini-lo, começando com o cortisol. Quaisquer outras tentativas de consertar os hormônios provavelmente falharão a longo prazo se o HPA rebelde não for abordado. Aqui está o meu protocolo (simplificado) para se tornar mais objetivo sobre seus estressores e equilibrar o cortisol em mulheres (todas as sugestões comprovadas em estudos randomizados, a melhor evidência que temos):

  • Fale sobre o que está estressando você com uma namorada.

  • Pratique alguma forma de consciência de testemunha, como meditação ou ioga.

  • Adicione vitaminas B e ômega-3 se você for deficiente.

  • Tome fosfatidil serina até perceber menos estresse e seu HPA não estar mais hipervigilante.

  • Faça uma massagem uma ou duas vezes por mês.

  • Limite o álcool e o café ou, idealmente, mude para o chá verde, que contém L-teanina, um aminoácido que reduz o estresse sem sedação.

  • Coma chocolate amargo extra (80% de cacau ou mais).

  • Se seus sintomas não resolverem, adicione plantas medicinais. Ashwagandha é meu adaptógeno favorito que ajuda a redefinir o cortisol, por isso não é muito alto nem muito baixo durante o dia. Se não funcionar para você, tente rhodiola.

Q

Você pode quebrar os outros hormônios que são problemáticos para as pessoas?

UMA

INSULINA : A insulina é um hormônio de armazenamento de gordura. A resistência ou bloqueio à insulina significa que suas células não podem absorver a glicose extra no sangue que seu corpo gera a partir dos alimentos que você come – quando isso acontece, seu fígado converte a glicose em gordura. A resistência à insulina geralmente causa ganho de peso e dependência de açúcar.

LEPTINA : A leptina alta causa ganho de peso e fome excessiva. A leptina é o inibidor de apetite da natureza. Quando você já comeu o suficiente, a leptina sinaliza ao seu cérebro para parar de comer. Quando você está acima do peso, suas células de gordura produzem excesso de leptina. Quando seu cérebro é bombardeado com sinais de leptina de muitas células de gordura, ele desliga os níveis de leptina e continua subindo, os receptores param de funcionar, seu corpo não recebe o sinal de leptina e você não se sente satisfeito. Você continua comendo os alimentos errados em um padrão viciante e continua ganhando peso.

ESTROGÊNIO : A dominância de estrogênio é quando você tem muito estrogênio em comparação com seu contra-hormônio, a progesterona. Ter muito estrogênio no corpo causa vários sintomas, incluindo resistência à perda de peso, mau humor, TPM e menstruações intensas.

TIREOIDE : sua tireoide atua como o acelerador do seu metabolismo, gerenciando a rapidez ou a lentidão com que você queima calorias. Quando a tireoide está lenta, pode causar ganho de peso, retenção de líquidos, perda ou afinamento de cabelo, depressão e constipação, entre outros problemas.

Q

Os fatores emocionais podem afetar os níveis hormonais e, portanto, o peso?

UMA

Sim absolutamente. Tendemos a pensar primeiro nos aspectos físicos da resistência à perda de peso, como dieta e exercícios, mas os fatores emocionais, mentais, sociais e espirituais podem ser ainda mais importantes. Acredito que os hormônios afetam todos esses domínios. Sistemas antigos como o Ayurveda e a medicina tradicional chinesa acertam ao considerar esses fatores agregados em seu conceito geral de bem-estar. Na medicina moderna, o estresse é muitas vezes um apanhado para as emoções e é a resposta ao estresse superativada que muitas vezes pode levar à resistência à perda de peso.

Em vinte e cinco anos trabalhando como ginecologista, vi que cerca de 80% de meus pacientes têm obstáculos mentais e emocionais, crenças e atitudes que sabotam sua perda de peso. A conversa fiada emocional, ou o que os cientistas chamam de desinibição interna, são os pensamentos e sentimentos que o impedem de comer o melhor combustível possível e fazer outras escolhas sábias. Ser reativo, ou acionado emocionalmente como um animal encurralado, se sente mal e marginaliza sua capacidade de explorar recursos emocionais mais avançados. Emoções não processadas e/ou problemáticas podem levar a comer demais, beber muito álcool, assistir TV compulsivamente, talvez até usar as compras como um bálsamo... geralmente, para se automedicar.

Uma batalha diária com a balança de banheiro pode causar vergonha, julgamento, sofrimento e obsessão pelo peso – contribuindo ainda mais para a resistência à perda de peso.

Pior ainda, a abordagem do sargento de alimentação restrita e exercícios intensos pode aumentar os problemas hormonais e emocionais. Uma batalha diária com a balança de banheiro pode causar vergonha, julgamento, sofrimento e obsessão pelo peso – contribuindo ainda mais para a resistência à perda de peso. Quando as refeições são acompanhadas de culpa, sofrimento ou ansiedade sobre nossa comida ou nosso corpo (por exemplo, quando você está dizendo a si mesmo, eu não deveria comer isso ou estou estragando tudo de novo), uma resposta fisiológica ao estresse é ativado, desencadeando uma reação de luta ou fuga e elevando o cortisol.

Q

Como você reinicia seus hormônios ou acelera seu metabolismo? Você pode fazê-lo através da dieta sozinho?

UMA

A melhor maneira de colocar seus hormônios de volta nos trilhos e restabelecer um peso saudável é corrigir falhas hormonais com mudanças na maneira como você come, se move, pensa e suplementa. Comece com a dieta: na minha experiência, 80% da perda de peso é determinada pela interação hormônio/alimento, então você quer comer de uma maneira que otimize seus hormônios. Segue minha lista de prioridades:

MUDE A FORMA DE COMER E BEBER. Remova alimentos processados, carboidratos refinados, açúcares e substitutos do açúcar de sua dieta. Elimine o álcool por 21 dias (mesmo uma única porção pode reduzir o metabolismo de uma mulher em mais de 70% – é um efeito temporário, mas pode aumentar com o tempo se você beber na maioria das noites).

EXERCÍCIO DIRECIONADO. Certifique-se de se manter em movimento e escolha formas de movimento que você ama, mas exercite-se com inteligência. Evite cardio crônico (mais sobre por que vir). O treinamento de explosão e o exercício adaptativo (ou seja, Pilates) são mais propensos a estabilizar o cortisol do que correr uma meia maratona. O treinamento de explosão envolve curtos períodos de exercício de alta intensidade com exercícios de nível moderado como recuperação. É incrivelmente eficiente e vem sem o efeito colateral de aumento de cortisol de um longo prazo. Não só isso, mas é extremamente eficaz em aumentar o hormônio do crescimento, o hormônio de crescimento e reparo que mantém sua massa corporal magra, um indicador crucial de como seu corpo está envelhecendo biologicamente. Minhas sugestões:

  • Para exercícios adaptativos (especialmente importantes se você tiver problemas de cortisol ou tireóide): ioga, Pilates e aula de dança. Frequento regularmente as aulas de barra, pois utilizam pesos pequenos e resistência corporal, que são ótimos para o HPA e prevenção de lesões.

  • Trem cruzado: levante pesos leves duas vezes por semana no mínimo para prevenir a osteoporose.

  • Caminhe ou caminhe rapidamente em um nível de esforço de 9 a 10 (em 10) por 3 minutos, alternando com um nível de esforço de 6 a 7 por 3 minutos, totalizando 30 minutos – um protocolo que promove a perda de peso.

  • Tente chi andando ou correndo, uma combinação de caminhar ou correr com tai chi.

  • Eu também adoro tai chi (regular) e a maioria das aulas de spin.

TOMAR SUPLEMENTOS PARA MELHORAR SEUS NÍVEIS HORMÔNIOS. Aqui estão alguns dos meus favoritos:

  • Gerenciador de cortisol : Você precisa de 7 a 8,5 horas de sono para romper a resistência à perda de peso. Meu suplemento favorito para melhorar o sono - e menos estresse - é chamado Gerenciador de cortisol , uma combinação de fosfatidil serina e ashwagandha. Ele diminui o HPA para que você não se sinta estressado e possa relaxar para uma boa noite de sono. Demasiado cortisol aumenta o açúcar no sangue e deposita gordura à noite. Tome um comprimido ao deitar.

  • Berberina é o suplemento mais comprovado para redefinir a insulina e apoiar a perda de peso em mulheres. Ele ativa uma importante enzima chamada proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina, ou AMP, apelidada de interruptor mestre metabólico. Tome 300 a 500 miligramas uma a três vezes por dia. Funciona melhor quando combinado com cardo de leite.

  • Di-indole metano (DIM) : Eu sei que não parece apetitoso, mas é muito bom para você. Este suplemento é semelhante a comer 25 quilos de brócolis cozido no vapor. Muitas mulheres com resistência à perda de peso têm dominância de estrogênio, um problema que afeta 75 a 80 por cento das mulheres com mais de trinta e cinco anos. Especificamente, o DIM reduz 2-hidroxi-estrona e 2-hidroxi-estradiol, para que você tenha mais estrogênios protetores e menos estrogênios ruins. A dose é tipicamente de 200 mg/dia, mas deve ser ajustada ao indivíduo. (Alternativamente: coma mais vegetais crucíferos levemente cozidos no vapor, o que pode melhorar sua proporção de estrogênio bom para ruim em 30 por cento.)

CONSIDERE TESTES GENÉTICOS. Ele pode orientar as melhores maneiras de comer, se movimentar, pensar e complementar para harmonia hormonal e perda de peso. Comecei a fazer testes genéticos para meus pacientes (e para mim) há mais de uma década, e isso pode realmente ajudar a romper o caos hormonal e a resistência à perda de peso. Por exemplo, mudar sua estratégia alimentar pode redefinir a forma como certos genes são expressos: você pode reduzir sua ingestão de carboidratos para redefinir o gene ADRB2, que controla suas mudanças de peso em resposta ao exercício. (Eu tenho a variante ruim deste gene, que pode fazer com que a perda de peso leve o dobro do tempo que levaria uma pessoa normal. O exercício ajuda muito pouco, é tudo uma questão de disputar a mente para comer os tipos e quantidades certos de alimentos com disciplina constante . Nossa! )

Q

O que faz com que os hormônios enlouqueçam? É o processo natural de envelhecimento, estresse, ter bebês... existe um culpado principal?

UMA

Os principais culpados dos hormônios descontrolados são:

  • Deficiências nutricionais. Por exemplo, a falta de vitamina C pode diminuir sua progesterona. A progesterona é o Xanax da natureza, então uma deficiência faz você se sentir sobrecarregado e ansioso.

  • Excesso de toxinas. O bisfenol A é um bom exemplo: pode interferir nas mensagens de estrogênio, insulina, tireóide e testosterona em seu corpo.

  • Mal enfrentamento do estresse . Eu me coloco nesta categoria. Novamente, a causa raiz é que o sistema de alarme no corpo não é desligado, então você produz muito cortisol às custas de outros hormônios.

  • Idade. Os níveis hormonais das mulheres mudam ao longo de seus anos reprodutivos e através da perimenopausa, menopausa e além. Eventos comuns da vida, como menstruação e gravidez, podem desequilibrar seus hormônios, assim como medicamentos como pílulas anticoncepcionais.

  • Dormir mal. Apenas 3% da população se dá bem com menos de 7 horas de sono. Dormir de 7 a 8,5 horas todas as noites mantém o cortisol sob controle. O álcool aumenta os níveis de estrogênio e cortisol, tira o sono profundo e reduz o metabolismo em mais de 70%, como mencionado anteriormente. Eu sempre sugiro que meus pacientes abandonem completamente o álcool por no mínimo duas semanas, duas vezes por ano, para dar um descanso ao fígado.

  • Embora o exercício seja uma parte essencial do equilíbrio de seus hormônios, também pode desequilibrá-los se não for administrado adequadamente. Para as mulheres, raramente aconselho CrossFit ou Orangetheory, a menos que sua forma e glândulas supra-renais sejam impecáveis. Alguns exercícios (como correr) colocam tanto estresse no corpo que o cortisol dispara. Pense em um monge tibetano versus um maratonista. Quem envelhece mais rapidamente? O corredor, devido a uma maior carga de cortisol, um hormônio do desgaste. Além disso, correr para as mulheres é muito difícil de acertar em termos de forma – sou uma corredora e, como muitas mulheres, sofro de problemas no joelho e no quadril por causa de uma pélvis mais larga em comparação com os homens. Quando comecei a correr menos e de forma mais inteligente, e combinei com a barra, perdi peso. Meu conselho é parar de se exercitar tanto em um desejo obsessivo de queimar calorias. Em vez disso, pratique ioga, meditação ou visualização guiada várias vezes por semana e adicione mais treinamento adaptativo à sua rotina.

    quando irmãos não se dão bem

    Q

    Como você pode saber se seus hormônios podem estar fora de sintonia? Existem certos testes que você pode pedir ao seu médico ou é algo que as pessoas podem lidar por conta própria, abordando sua dieta?

    UMA

    Quando seus hormônios estão em equilíbrio, nem muito altos nem muito baixos, você parece e se sente melhor. Mas quando eles estão desequilibrados, você se sente miserável, com uma série de sintomas que incluem fadiga, desejo por açúcar, resistência à perda de peso, inchaço, gordura da barriga, problemas para dormir, ansiedade ou irritabilidade e estresse constante.

    Você pode avaliar seus hormônios com o meu questionário gratuito . No entanto, você realmente não saberá se seus hormônios são os culpados por seus sintomas até que você faça alguns exames básicos de sangue. Portanto, registre seus sintomas e consulte seu médico para solicitar exames de sangue.

    Abaixo está uma lista dos testes que mais comumente recomendo para meus pacientes. Depois de obter os resultados do teste, você e seu médico podem ver as áreas que precisam de mais melhorias.

    Painéis de sangue para pedir ao seu médico (para um teste matinal após um jejum de 8 a 12 horas):

    • Cortisol

    • TSH, T3 livre, T3 reverso, T4 livre

    • DHEA

    • Testosterona: grátis, biodisponível e total

    • Insulina

    • Leptina

    • Glicose

    • Hemoglobina a1c

    • ALT (para verificar o fígado)

    • Se estiver acima do peso: leptina, IGF-1 (hormônio do crescimento)

    • Se ainda estiver menstruada: Dia 3 estradiol, Dia 3 FSH, Dia 21-23 progesterona

    • Se estiver na menopausa: estradiol, FSH

    Teste de urina. Considere o Hormônios Completos teste de perfil da Genova Diagnostics ou o Teste holandês da Precision Analytics . Qualquer um deles lhe dirá sobre suas glândulas supra-renais (função de curto e longo prazo) e seu metabolismo de estrogênio, que pode dizer se você tem muito desgaste do cortisol, bem como se tem uma tendência modificável para câncer de mama ou câncer de mama. não, ou risco de osteoporose. Sugiro revisar os resultados com um clínico de medicina funcional informado.

    Um teste genético como 23 e eu . Existem sete genes-chave que são importantes quando se trata de perda de peso, equilíbrio hormonal e sensação de juventude e todos eles podem ser testados via 23andMe (e interpretados com meu novo livro, Mais jovem .).

    Q

    Além do ganho de peso ou retenção de quilos teimosos, existem outras maneiras pelas quais os hormônios desequilibrados afetam a maneira como nos sentimos? Você pode estar no seu peso alvo e ainda precisar de uma redefinição?

    UMA

    Sim. Altos níveis do principal hormônio do estresse, o cortisol, esgotam as substâncias químicas do seu cérebro feliz, como serotonina e dopamina. 50% das pessoas com depressão têm cortisol alto. Após os trinta e cinco anos, o estrogênio desordenado (excesso ou baixo) pode causar depressão e baixa libido. A queda resultante na serotonina às vezes pode levar à depressão ou alterações de humor. Níveis baixos de tireoide podem causar mau humor – aproximadamente 20% das pessoas com depressão têm função tireoidiana baixa ou hipotireoidismo.

    Para retardar o envelhecimento, é importante manter ou melhorar sua massa corporal magra, pois o envelhecimento começa nos músculos. Então, sim, você pode estar no seu peso alvo e ainda precisar de uma redefinição.

    Você também pode estar no seu peso ideal, mas ter muita gordura, um fenômeno conhecido como gordura magra. O problema aqui pode ser excesso de cortisol, bloqueio de insulina e/ou baixo hormônio do crescimento. Para retardar o envelhecimento, é importante manter ou melhorar sua massa corporal magra, pois o envelhecimento começa nos músculos. Então, sim, você pode estar no seu peso alvo e ainda precisar de uma redefinição.

    Se isso parecer deprimente: Coma um quadrado de chocolate extra-escuro (que comprovadamente reduz o cortisol em ensaios randomizados, como mencionado acima).

    Q

    Quaisquer outras dicas sobre como quebrar os vícios alimentares?

    UMA

    Os problemas mais comuns de dependência alimentar são açúcar, farinha e quantidade. Há também a ortorexia, uma obsessão doentia por comida saudável (um problema que eu costumava ter). Como um viciado em comida em recuperação, acredito que a causa raiz do vício em comida é complexa e multifatorial – então a solução requer nuances e feedback. Mais uma vez, abordar a totalidade em vez de apenas os aspectos físicos é fundamental. Não há dicas realmente rápidas, mas a recuperação e a transformação exigem pequenos passos na direção certa, e as pessoas podem mudar sua bioquímica e desejos por meio de uma nutrição personalizada e ideal. Dito de outra forma, você pode gerenciar seu vício em comida redefinindo sua bioquímica:

    • Elimine as coisas ruins com alimentos mais ricos em nutrientes. A quantidade de comida que você come afeta o equilíbrio da química cerebral, hormônios e níveis de açúcar no sangue. Comer demais e de menos cria açúcar no sangue instável, tireoide com baixo funcionamento, alergias alimentares e deficiências de aminoácidos e ácidos graxos que podem enfraquecer os mecanismos dos neurotransmissores. Suas refeições devem conter ácidos graxos essenciais e aminoácidos suficientes para construir serotonina e dopamina suficientes, os quais ajudam a inibir a ingestão de alimentos (particularmente a ingestão de carboidratos).

    • Redefina seu painel neurohormonal. Conecte-se com sua divindade interior e controle seus desejos acessando o verdadeiro você que está em sua mente e em seu coração. Como você pode fazer isso? Experimente uma meditação matinal de dez minutos. Comprometa-se com uma aula de ioga. Encontre uma maneira de alimentar sua alma de maneiras não alimentares. Feche os olhos e concentre-se em nada além de sua respiração. Se você pode controlar o estresse com atenção plena e autocuidado, você tem outra ferramenta para ajudar a quebrar o hábito de buscar comida quando o que você realmente precisa é se acalmar.

    • Interrompa seu padrão. Seus impulsos bioquímicos se acalmarão se você mudar sua rotina e evitar situações escorregadias que levam diretamente à compulsão alimentar.

    A grande sacada: Os hormônios ditam o que seu corpo faz com os alimentos. Aborde seus hormônios primeiro, particularmente o cortisol, depois combine os alimentos ricos em nutrientes e a quantidade certa para sua constituição.

    Sara Gottfried, M.D. é o New York Times autor best-seller de Mais jovem , A dieta de reposição hormonal , e A Cura Hormonal . Ela é formada pela Harvard Medical School e pelo MIT. Os programas de saúde online do Dr. Gottfried podem ser acessados aqui .

    As opiniões expressas neste artigo pretendem destacar estudos alternativos e induzir a conversa. Eles são os pontos de vista do autor e não representam necessariamente os pontos de vista do goop, e são apenas para fins informativos, mesmo se e na medida em que este artigo apresenta o conselho de médicos e médicos. Este artigo não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico.