Você realmente precisa tomar um multivitamínico diário?

Para os pais, a vida é consumida pelo trabalho, telefones inteligentes, mídias sociais, café drive-thru e pressa das crianças para festas de aniversário e treinos de futebol. Com toda a pressa, muitos adultos se esquecem — ou simplesmente não têm tempo — de se manter saudáveis. Comer refeições nutritivas em combinação com exercício regular foi chutado para o meio-fio em favor de vitaminas e suplementos. Saúde instantânea em uma pílula. Mas tomar um multivitamínico realmente melhora sua saúde?

Mais mal do que bem?

Se você tem a impressão de que um multivitamínico é a resposta para seus problemas de saúde, tudo embalado em uma pequena pílula poderosa, certamente não está sozinho. Durante anos, enxames de adultos tomaram religiosamente sua alimentação diária como uma resposta a quaisquer deficiências na dieta. Mas dois estudos recentes refutam essa noção de acordo com Prevention.com .

O primeiro, publicado pela Agency for Healthcare Research and Quality, descobriu que as multivitaminas não desempenham nenhum papel na prevenção de câncer e doenças cardíacas nas populações mais avançadas. Essa teoria não se aplica a países subdesenvolvidos que têm sérios problemas de desnutrição.

No segundo estudo, cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center monitoraram 160.000 mulheres na pós-menopausa por uma década. Além das falhas na prevenção de câncer e doenças cardíacas, os cientistas também descobriram que um multivitamínico não contribuiu em nada para evitar qualquer causa de morte para as mulheres. Os resultados do estudo se aplicaram a mulheres e mulheres preocupadas com a nutrição que raramente incluíam frutas e vegetais em suas escolhas alimentares.

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Homem cochilando na mesa

Cochilando em sua mesa; uma ocorrência comum para alguns

Fonte da foto: Flickr/Adam Lynch

O artigo da Prevention.com também incluiu informações de vários outros estudos. Esses estudos analisaram a eficácia de multivitaminas em outras áreas. Evidências de alguns estudos sugerem que as multivitaminas às vezes podem prejudicar sua saúde em vez de melhorá-la.

  • Crianças de escolas do centro da cidade não tiveram melhor desempenho nos testes ou tiveram melhor frequência
  • A fadiga não melhorou entre os pacientes com câncer de mama submetidos à radiação
  • Infecções em idosos não foram reduzidas
  • As pessoas que estão predispostas ao câncer de cólon correm um risco maior ao aumentar o consumo de ácido fólico
  • Homens que combinaram multivitamínicos e outros suplementos tiveram um risco aumentado de câncer de próstata
  • Mulheres que tomaram multivitamínicos tiveram uma chance 19% maior de desenvolver câncer de mama

Benefícios da vitamina

A previsão para vitaminas não é só tristeza e desgraça. o O Wall Street Journal publicou um artigo em que entrevistou membros da área médica. Embora haja muito o que ser cético sobre a eficácia das vitaminas, há alguns pontos positivos a serem observados.

Dr. Robert Wachter admite tomar um multivitamínico diário solitário. Ele destacou um estudo que acompanhou 15.000 médicos por uma média de 11 anos. Aqueles que foram selecionados aleatoriamente para tomar um multi desenvolveram consideravelmente menos casos de câncer.

A Dra. Marissa Weiss diz que uma dieta baseada em vegetais com muitas frutas, vegetais, feijões e grãos é a melhor fonte de vitaminas. Mas ela recomenda tomar vitamina D, pois os produtos têm baixa concentração. As mulheres são especialmente propensas a deficiência de vitamina D .

Fred Hassan, ex-presidente da Bausch & Lomb, recomenda fazer um. Hassan diz que, embora as pessoas devam se concentrar em manter uma dieta saudável e exercícios regulares, às vezes elas não consomem alguns alimentos necessários para atender às necessidades do corpo de certas vitaminas.

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Fonte da foto: Flickr/Elvert Barnes

Ácido fólico e gravidez

Um benefício claro das vitaminas é o uso de ácido fólico durante a gravidez de acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova York . O ácido fólico desempenha um papel na prevenção de defeitos do tubo neural (DTN) em bebês. Um NTD é um distúrbio no qual o cérebro ou a medula espinhal não se desenvolvem corretamente. A espinha bífida é o NTD mais conhecido.

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Fonte da foto: Flickr/Steven Depolo

Mulheres que consomem 0,4 mg/dia de ácido fólico começando um mês antes da concepção e até o primeiro trimestre podem reduzir o risco de DTN em 70%. Isso ocorre porque o ácido fólico é uma vitamina B. O corpo o usa para produzir DNA, e o DNA é necessário para a formação de órgãos e tecidos e a divisão celular em um bebê em desenvolvimento.

Você toma um multivitamínico? E você sente isso melhora sua saúde ? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!